Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 às 11:15:00
População de Carira poderá acessar os serviços da Secretaria do Trabalho durante o 'Sergipe é aqui'
A capital estadual do milho vai receber o governo itinerante nesta sexta-feira, dia 19

A terra de Mãe Carira vai receber nesta sexta-feira, 19, o Governo do Estado itinerante e os serviços oferecidos por seus órgãos e entidades, entre eles os da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). O atendimento para a população local inicia a partir das 8h, com concentração no Colégio Estadual Arthur Fortes e suas proximidades.

Nesta 26ª edição do “Sergipe é aqui”, a Seteem disponibilizará os serviços no Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) e da diretoria de Artesanato e da Economia Solidária. Servidores do NAT estarão na cidade passando orientações e realizando cadastros, seja para quem vai ter a sua primeira carteira de trabalho e previdência social (CTPS) digital ou mesmo de empregadores que buscam a captação de vagas pelo núcleo.

Outros serviços

O NAT também vai realizar cadastro e atualização de trabalhadores em busca de emprego; cadastro para recebimento do seguro-desemprego; e cadastro de jovens e de empregadores para o Programa Primeiro Emprego (PPE).

E dá para buscar todos os atendimentos e ainda se alimentar bem, com os produtos alimentícios comercializados pelos empreendedores intermediados pela Economia Solidária. Neste segmento, a coordenação da Seteem irá realizar também o cadastro de novos empreendimentos econômicos solidários e recrutamento para cursos de qualificação profissionalizante.

Inscrições para os cursos

A Seteem, em parceria com a prefeitura local, vai realizar inscrições para cursos do programa ‘Qualifica Sergipe’ que serão ofertados na cidade de Carira, sendo eles os de ‘Salgados de lanchonete’ e ‘Confeitaria artesanal’. Os cursos são realizados pela Seteem em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe (Senai/SE).

Os carirenses que desejem se inscrever, devem levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Os cursos são voltados para quem tem ao menos 16 anos de idade e tenha concluído o 5º ano do ensino fundamental.

Artesanato

Além de levar informações para os artesãos locais, realizar renovação e cadastro para a carteira nacional do Artesão, passar orientações sobre editais de feiras nacionais de artesanato e sobre a participação dos artesãos em eventos do estado, a diretoria de Artesanato da Seteem também vai levar capacitação.

Será realizada a oficina de artesanato ‘Pintura em cerâmica e crochê’, tudo de forma gratuita para os presentes no stand da Secretaria do Trabalho no ‘Sergipe é aqui’ da cidade de Carira.

/ Notícias / desenvolvimento

Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 às 11:15:00