Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2023 às 18:15:00
Detran/SE leva ação de conscientização sobre trânsito seguro e responsável para escola estadual

Com o tema ‘No trânsito, escolha a vida’, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) iniciou as ações da Semana Nacional de Trânsito (SNT) na manhã desta segunda-feira, 18, na Escola Estadual Augusto Maynard, em Aracaju. A iniciativa tem o objetivo de levar para as crianças, de forma lúdica, a importância de um trânsito seguro e responsável.

Comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito ocorre em todos os estados da federação e está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por meio do artigo 326, de 1997. Durante esses dias, o Detran busca conscientizar a sociedade sobre o número de acidentes, mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo.

A ação na Escola Estadual Augusto Maynard contou com a participação da diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade, e de diretorias da autarquia; do Grupo de Teatro Anjos Azuis, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA); e da Vigilância de Trânsito da Secretaria Estadual de Saúde.

O objetivo do Detran/SE é usar temas lúdicos para que o público estudantil tenha acesso a informações sobre o trânsito, além de mostrar a importância de um trânsito seguro e responsável nas vias públicas. Papel principal da atividade, a criança faz a diferença como agente multiplicador, pois possui contato direto com os pais e com a família e, muitas vezes, acaba reproduzindo dentro de casa os conceitos aprendidos no âmbito escolar.

A diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), Naleide de Andrade, explicou que, ao escolher o espaço da escola, pensou na importância de unir educação e respeito no trânsito. “A escolha desta escola é porque nela 71 alunos têm múltiplas deficiências, e um trânsito responsável se estende também à área da inclusão”, pontua.

Para o coordenador da Educação para o Trânsito do Detran, Paulo Virgílio da Silva Vieira, começar na base levando ações de conscientização traz um sentimento de reflexão, pois é na escola que as crianças têm o primeiro contato com a legislação para o trânsito. “A ideia é trabalhar com todos os públicos possíveis, e hoje, no início das ações da Semana Nacional do Trânsito, começamos por uma escola", enfatiza.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Augusto Maynard, Soleide Ferreira, na unidade escolar, durante todo o ano são trabalhadas atividades que envolvem poemas e apresentações voltadas para o trânsito, em parceria com o Detran e a SMTT de Aracaju. “É de grande importância, e defendo a inclusão das crianças nesse processo. Quando tratamos de educação para o trânsito, as crianças representam o futuro de um bom condutor”, ressalta.

Na ação, o grupo de fantoches Anjos Azuis fez sucesso entre a criançada. “Nesta semana, intensificamos atividades de fixação por meio da ludicidade na formação do cidadão consciente de um trânsito seguro", salienta Aracelly Matos, coordenadora do Programa Anjos Azuis.

Alexandra Pacheco, referência técnica na Vigilância de Trânsito da Secretaria de Estado da Saúde (SES), explicou que o setor monitora os óbitos e internações por acidentes de trânsito e que tem o papel de acompanhar, traçar e verificar os sinistros. “Esse impacto aumenta a ocupação dos leitos nos hospitais e gera uma maior mobilização das equipes de saúde. Ações como as de hoje previnem no futuro possíveis acidentes e mudam estatísticas”, aponta.

Criançada presente

Durante a ação, a aluna Daniele Valentina participou das atividades recitando o poema 'No trânsito, escolha a vida', tema nacional do ‘Maio Amarelo’ e da Semana Nacional do Trânsito. Também houve a participação do coral do 4º ano A, com a música 'Pare, olhe...', de autoria dos professores da escola.

/ Notícias / desenvolvimento

Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2023 às 18:15:00