Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 às 11:00:00
Deso instala novas bombas de captação de água em Porto da Folha
Ação faz parte de iniciativa da empresa para aumentar em quase 50% a produção de água que é distribuída ao sertão sergipano

Com o intuito de garantir mais segurança hídrica para a população de municípios localizados na região do sertão do estado, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou a instalação de novas bombas de captação de água em Porto da Folha. Essa execução será sucedida por uma implementação de novas bombas na Estação Elevatória de Água (EEA) em Gararu, o que permitirá aumentar a produção hídrica em  mais 230 litros por segundo – atualmente, são 300 litros por segundo.

Esse crescimento irá beneficiar os municípios de Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Frei Paulo, Pedra Mole, Pinhão, e Carira, além de Porto da Folha e Gararu. O investimento nos novos equipamentos é de cerca de R$ 3 milhões. A produção será expandida após a conclusão da renovação das bombas da EEA em Gararu.

“Ao mesmo tempo, nós estamos concluindo as obras de ampliação da adutora que atende a região, de Glória até o povoado Cruz das Graças, situado em Aparecida, que vai contemplar, ainda Moita Bonita e Ribeirópolis”, explicou o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Kleber Curvelo Fontes, destacando que esse é só um reflexo dos múltiplos esforços que a companhia tem empreendido na região – a exemplo de uma nova Estação de Tratamento de Água em Porto da Folha, projeto que ainda será executado.

Mais abastecimento

De acordo com o gerente Regional de Produção e Distribuição Sertão, Raul Mota, com a expansão do volume de água, a empresa poderá minimizar as ocorrências de desabastecimento em toda a área. “Isso porque nós vamos conseguir garantir um maior acesso à água por parte não apenas da população de Nossa Senhora da Glória, mas de diversos outros municípios da região. Esse é o nosso objetivo”, afirmou.

/ Notícias / desenvolvimento

Deso instala novas bombas de captação de água em Porto da Folha