Sexta-Feira, 13 de Junho de 2008 às 16:25:00
Filarmônica mais antiga do país anima Festa do Caminhoneiro em Itabaiana
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição é patrocinada pelo Banese

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga instituição musical em atividade no país, foi uma das atrações do Dia do Caminhoneiro, comemorado nesta quinta-feira, 12, na cidade de Itabaiana. Com músicas de Luiz Gonzaga, Grupo Fala Mansa e Tim Maia, além de outros compositores nordestinos, uma das bandas de sopro e percussão da Filarmônica reuniu um grande público em frente ao estande montado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese) na Praça de Eventos da cidade.

A apresentação da Filarmônica, que é patrocinada pelo Banese, foi prestigiada por crianças, jovens e adultos. A bancária Sônia Oliveira Medeiros, funcionária do Banco do Nordeste (BNB), disse ter gostado muito da iniciativa do Banese de colocar a banda para tocar na Praça. "Achei muito interessante porque a música agrada a todos, inclusive aos turistas que nos visitam, e as apresentações da banda ajudam a divulgar a história da Filarmônica, que é a mais antiga do país", disse Sônia.

Fundada em Itabaiana, em 1745, a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição mantém duas bandas e duas orquestras sinfônicas, com a participação de músicos iniciantes e semi-profissionais.

Em abril deste ano, a instituição, que tem como prioridade o ensino de música aos jovens de Itabaiana, passou a ter o Banese como patrocinador oficial. O patrocínio é destinado à compra de instrumentos e pagamento de bolsas de estudo para os músicos e, segundo o maestro e diretor da Filarmônica, Valtênio Alves de Souza, significa o suporte necessário para o prosseguimento das atividades das bandas e orquestras da instituição até o ano 2011.

/ Notícias / banese

Filarmônica mais antiga do país anima Festa do Caminhoneiro em Itabaiana