Sábado, 06 de Abril de 2024 às 11:00:00
Programa Prato do Povo chega a Malhada dos Bois e Pedra Mole e encerra lista de municípios da primeira fase
Prato do Povo já é realidade nos 21 municípios integrantes da primeira etapa do programa, que promove a segurança alimentar e nutricional dos sergipanos

Nesta sexta-feira, 5, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), por meio de sua Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, alcançou todos os municípios previstos na primeira fase do programa Prato do Povo, levando a ação a Malhada dos Bois e Pedra Mole. Com a iniciativa, cerca de 4,2 mil refeições diárias, prontas e balanceadas, vem sendo oferecidas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O programa atendeu, desde fevereiro, os municípios de Cumbe, Gracho Cardoso, Canhoba, Pedrinhas, Santana do São Francisco, Muribeca, Ilha das Flores, Feira Nova, Arauá, Macambira, São Miguel do Aleixo, General Maynard, Pinhão, Telha, Siriri, São Francisco, Santa Rosa de Lima, Itabi e Nossa Senhora Aparecida. Desta forma, o projeto cumpre seu objetivo de levar maior segurança alimentar para a população inscrita no CadÚnico enquadrada no recorte da pobreza.

Segundo Joan Brandão, nutricionista responsável pelo programa em Pedra Mole, o atendimento no dia foi tranquilo. “Fechamos as 200 refeições que são fornecidas por dia. O cadastro foi tranquilo, sem intercorrências. Começamos a distribuir às 11 horas. Foram servidos arroz, macarrão, feijão tropeiro, frango cozido, salada de legumes cozida e suco de acerola. De sobremesa, temos laranja”, explicou.

Segundo a secretária de Assistência Social do município, Adriana Lima, o projeto é importante e sua chegada foi motivo de muita alegria. “Somos um município de pequeno porte. São muitas pessoas carentes e em vulnerabilidade social. Então, vai ser muito importante para Pedra Mole ter o Prato do Povo aqui”, destacou.

Em cada cidade onde o Prato do Povo chegou, são distribuídas até 200 refeições diárias, de segunda a sexta-feira, no horário de 11h às 13h. O prefeito de Pedra Mole, José Augusto de Andrade, afirma o compromisso do município com o Governo de Sergipe e a Seasic.

“Estamos aqui para receber as pessoas cadastradas no CadÚnico que se encaixam como recebedoras do Prato do Povo. Estamos dando total apoio à Secretaria da Assistência Social para tudo o que precisarem da prefeitura. Estamos disponíveis para fazer o que for possível para tudo dar certo”, afirmou José Augusto de Andrade.

A agricultora Angélica Santos, contemplada pelo programa, ressalta que o Prato do Povo chegou em Malhada dos Bois no momento certo. “Vem em boa hora. A gente que é beneficiário do Bolsa Família já tem certa ajuda, mas quem tem muita criança dentro de casa precisa economizar para outras coisas”, colocou.

Histórico

O programa Prato do Povo foi implementado por meio da Lei Estadual 9.228/2023. Em seguida, o projeto passou às fases de formalização do convênio com o Governo Federal, licitação e contratação das empresas. A lei foi sancionada pelo governador Fábio Mitidieri em 7 de julho de 2023.

Podem receber as refeições os usuários inscritos no Cadastro Único, no recorte de pobreza. Na entrega, o beneficiário deve apresentar documento com foto e CPF, e assinar um comprovante. A validação diária fica a cargo do restaurante, por meio de plataforma disponibilizada pela Seasic.

A oferta das refeições segue por ordem de chegada e de acordo com a composição familiar. Cada quentinha pesa, em média, 630 gramas, contendo uma proteína, dois acompanhamentos, uma guarnição e salada. O kit contém também suco e sobremesa. Não é permitido o consumo de refeição nas dependências do estabelecimento, e o horário de distribuição prossegue de acordo com a disponibilidade das refeições.

/ Notícias / assistencia-social

Sábado, 06 de Abril de 2024 às 11:00:00