Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2023 às 20:00:00
Pequenos criadores de Porto da Folha recebem novos cartões do programa Mão Amiga Pró Sertão Bacia Leiteira
Programa possibilita o pagamento de quatro parcelas de R$ 250,00 a pequenos produtores do alto sertão, totalizando R$ 1 mil ao fim dos quatro meses. Primeira parcela desta edição deve ser paga ainda em dezembro

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), realizou, nesta quinta-feira, 14, a entrega de novos cartões e a abertura de contas do programa estadual Mão Amiga Pró Sertão Bacia Leiteira, no município de Porto da Folha, no alto sertão sergipano. Foram entregues 375 cartões. Ao todo, serão 3.142 pequenos criadores beneficiados nesta edição, sendo 699 novos beneficiários.

Por meio do programa Mão Amiga Pró Sertão Bacia Leiteira, o Governo de Sergipe realiza o pagamento de quatro parcelas de R$ 250 a pequenos produtores do alto sertão, totalizando mil reais ao fim dos quatro meses, que correspondem ao período de escassez ou excesso hídrico. O pagamento tem início em dezembro deste ano e termina no mês de março, em 2024. A previsão é que, somente na primeira parcela desta edição, o Governo do estado invista R$ 785.500,00 no Pró Sertão Bacia Leiteira.

A técnica do programa Mão Amiga, Karine Machado, afirmou que entre os 375 cartões entregues em Porto da Folha, 105 foram para novos criadores cadastrados. “Esse programa é um suporte que o Governo do Estado dá aos pequenos produtores que passam por um período de vulnerabilidade durante a seca. Hoje é o início da entrega no alto sertão, que vai até o dia 22 de dezembro”, explicou a assistente social da Seasc.

O programa tem por finalidade mitigar os efeitos da seca na cadeia produtiva do leite no território do alto sertão sergipano. A iniciativa visa, também, capacitar as famílias beneficiadas para possibilitar o aumento da produtividade e da qualidade do leite produzido, assim como incentivar o cuidado com a saúde do rebanho e da população. Para o produtor Edeiton Vieira de Souza, o recurso chegará em boa hora. “Ajuda a gente a comprar a ração. Ajuda bastante e chegou na hora certa, no começo da seca”, destacou.

Como contrapartida, o criador deve apresentar a vacinação de brucelose das fêmeas do rebanho leiteiro, sendo que o pagamento da quarta parcela está condicionado à vacinação do rebanho. Segundo a agricultora Adriele Francisca Nunes, o programa beneficia os produtores e toda a cadeia produtiva.

“É uma oportunidade que o governo dá para a gente e ajuda bastante na criação. Ajuda, também, na questão da vacinação, que é importante para a saúde do animal. Agradeço pelo programa e quero que venham mais oportunidades para o desenvolvimento do pequeno agricultor”, afirmou Adriele.

O público alvo do Mão Amiga Pró Sertão Bacia Leiteira são famílias de agricultores, criadores de até dez cabeças de bovinos leiteiros, residentes nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Monte Alegre, Gararu, Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé de São Francisco.

“Estou feliz em receber, porque é uma ajuda importante. Vou comprar comida para os animais e até para a gente”, revelou o agricultor José Lima dos Santos sobre o auxílio no período da seca, no qual, para as famílias de pequenos criadores, é difícil manter o rebanho.

De acordo com a secretária de Agricultura de Porto da Folha, Frankilane Azevedo, o benefício vai ajudar a amenizar as perdas comuns ao período. “Estou muito feliz por, em mais um ano, os nossos produtores rurais estarem recebendo esse grande auxílio do Governo do Estado. Quero agradecer ao nosso governador Fábio Mitidieri por estar olhando para o homem do campo, pois sabemos do sofrimento, neste momento de seca, do povo precisado do município de Porto da Folha”, destacou.

Próximas entregas

Nesta sexta-feira, 15, será a vez do município de Nossa Senhora de Lourdes ser contemplado com a entrega dos novos cartões do programa. Na segunda, 18, a previsão é que os criadores de Gararu recebam; seguidos por Poço Redondo, na terça-feira, 19; Canindé de São Francisco, na quarta-feira, 20; e Monte Alegre, na quinta-feira, 21. As entregas devem ser finalizadas em Nossa Senhora da Glória, na sexta-feira, 22.

/ Notícias / assistencia-social

Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2023 às 20:00:00