Terça-Feira, 21 de Novembro de 2023 às 16:30:00
Governo realiza capacitação voltada à proteção da mulher em situação de violência para profissionais da rede de Socorro
Mais de 40 profissionais que atuam na rede do município participaram da capacitação

Por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), o Governo de Sergipe promove uma série de capacitações com a temática ‘Articulação de serviços para a proteção integral às mulheres em situação de violência doméstica e familiar’, para profissionais que atuam na rede de proteção às mulheres. Nesta terça-feira, 21, foi a vez do município de Nossa Senhora do Socorro receber a equipe da SPM. No total, foram 41 participantes.

Um dos objetivos da capacitação é orientar os profissionais sobre a necessidade de intercâmbio das documentações e de informações que possam retirar a mulher e seus filhos e familiares da situação de violência. “Apresentamos o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e orientamos sobre como preenchê-lo. Além disso, destacamos a importância de analisar, diagnosticar e fazer a gestão dos riscos apresentados no formulário”, explicou a diretora de Proteção e Combate à Violência contra a Mulher da SPM, Ana Carolina Machado.

Segundo a secretária de Assistência Social de Socorro, Aída Santana, é muito importante que toda a rede municipal esteja apta a executar os serviços que garantem proteção à mulher em conformidade com a capacitação. “Essa parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher, faz com que essa rede esteja fortalecida e que os objetivos sejam alcançados. Nós sabemos das dificuldades existentes, porém, estando com toda a rede preparada, a operacionalização se torna mais fácil”, ressaltou.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Lorenna Bastos, também reforçou a importância da capacitação para os atores de proteção à mulher de Nossa Senhora do Socorro. “Essa iniciativa de capacitação da Secretaria da Mulher é imprescindível, pois faz com que os profissionais tenham cada vez mais capacidade técnica para atender e acolher essas mulheres da forma mais humanizada possível, porque a acolhida e a empatia pesam para que essas mulheres consigam sair do ciclo da violência doméstica e familiar”, afirmou.

Quem também reforçou a importância de articular toda a rede de proteção à mulher foi a coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro, Alyne Barboza. “A gente acaba trocando experiências, conhecimentos, entendendo como funcionam outros equipamentos que atuam na rede para que a gente possa fazer os devidos encaminhamentos da forma correta, para que essas mulheres não sejam revitimizadas ou os atendimentos não sejam atrasados em virtude da ausência de conhecimento e essa mulher acabe desistindo da denúncia”, frisou.

A capacitação abordou ainda a política de assistência social, além da exposição de dados do Mapa da Mulher Sergipana, disponível no site oficial do Governo de Sergipe, sobre a população feminina nos municípios. “Dados que podem contribuir para alocar melhor os recursos humanos e financeiros no investimento de políticas públicas mais eficientes”, pontuou a gerente do Observatório ‘Beatriz Nascimento’, Erika Leite, que também apresentamos o Plano Individual de Superação da Violência

Ainda na capacitação, a SPM realizou a apresentação e a entrega à rede local de material utilizado na divulgação do protocolo ‘Não se Cale’, voltado à proteção e combate a todos os tipos de violência contra as mulheres em bares, restaurantes, casas noturnas e demais espaços de lazer de Sergipe.

/ Notícias / assistencia-social

Terça-Feira, 21 de Novembro de 2023 às 16:30:00