Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2023 às 22:15:00
Governo promove ‘blitz’ educativas em bares e restaurantes da capital e interior para divulgar Protocolo ‘Não se cale!’
A ação contou com a parceria da Abrasel, Ministério Público, Polícia Civil e secretarias municipais

Com o intuito de ampliar a divulgação do Protocolo ‘Não se cale!’, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), realizou, nesta quarta-feira, 22, Dia Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, 'blitz' educativas em bares e restaurantes localizados no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju, e nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Tobias Barreto, Cristinápolis e São Cristóvão.

As ações contaram com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Sergipe (Abrasel-SE), Ministério Público, Polícia Civil e secretarias de Assistência Social dos municípios. A iniciativa busca atender à Lei Estadual nº 8624/2019, que estabelece que esses locais têm a obrigação de adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco nas dependências desses estabelecimentos, no âmbito do estado de Sergipe.

O auxílio à mulher deve ser prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia. Durante a blitz, foram distribuídos panfletos e fixados cartazes nos banheiros femininos com orientações sobre como buscar esse auxílio e a responsabilidade destes estabelecimentos.

Segundo a assistente técnica da Diretoria de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres da SPM, Larissa Lima, o Protocolo ‘Não se Cale!’ foi estabelecido para mostrar a toda a sociedade que o acolhimento à mulher é uma responsabilidade de todos. "Desde a mulher que sofre a violência ou constrangimento, que está em risco e precisa ser acolhida, até nós que precisamos, ao identificar essa situação, acolher essa mulher, apoiar e não julgar. Essa é mais uma ação que veio para se somar às atividades da SPM voltadas ao combate a todos os tipos de violência contra a mulher”, enfatiza.

A assistente ressaltou ainda que a secretaria está apresentando o Protocolo ‘Não se cale!’ e entregando material de divulgação aos municípios, além de estar disponibilizando capacitação para os colaboradores dos estabelecimentos. “Queremos que todos deem o apoio necessário à mulher em situação de violência ou de risco nesses locais”, salientou.

Vale reforçar que, caso a mulher solicite apoio, ela pode se dirigir a qualquer funcionário do bar ou restaurante e informar o ocorrido. “E se a vítima estiver numa situação de proximidade com o agressor, ela pode solicitar ao garçom o drink ‘La Penha’. Este é um código para que os funcionários do bar entendam que ela está em situação de perigo. Com o pedido desse drink, a mulher pode ser retirada daquela situação e levada para um ambiente seguro”, detalhou a assistente técnica, Larissa Lima.

Para a Associação de Bares e Restaurantes, é muito importante fazer parte desta campanha. “Queremos que as mulheres se sintam acolhidas e protegidas nos estabelecimentos de lazer do nosso estado”, afirmou a representante da Abrasel, Crislene Esteve.

/ Notícias / assistencia-social

Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2023 às 22:15:00