Terça-Feira, 31 de Outubro de 2023 às 22:00:00
Governo de Sergipe realiza seminário em comunidade quilombola de Poço Verde e incentiva fortalecimento da produção de mel
O evento teve como objetivo construir um debate sobre a importância da agricultura familiar, principalmente da cadeia produtiva do mel.

O Governo de Sergipe tem incentivado o fortalecimento da produção do mel no estado. Nesta terça-feira, 31, foi realizado o I Seminário Quilombola da Lagoa do Junco, organizado pela associação do território quilombola Lagoa do Junco, com apoio da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e do Conselho Municipal de Cultura de Poço Verde, no centro-sul do estado.

O evento teve como objetivo construir um debate sobre a importância da agricultura familiar, principalmente da cadeia produtiva do mel, tendo em vista que Sergipe será contemplado pela Rota do Mel, programa do Governo Federal que visa “promover o desenvolvimento territorial e regional por meio do fortalecimento de arranjos produtivos locais associados à apicultura, meliponicultura e produtos das abelhas, em regiões priorizadas”. Na oportunidade, foram ministradas palestras voltadas à cultura e ao artesanato local, realizadas pela Gerência de Artesanato da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc).

A diretora de Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Feminino da SPM, Adriana Mallezan, destacou a importância da realização do seminário. “Esta união de órgãos e de outras secretarias traz, cada um na sua área, um resultado positivo para esta comunidade. O nosso foco é que eles consigam alcançar os objetivos, como na produção do mel, além de um olhar atento às mulheres”, pontuou.

De acordo com o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em Sergipe, Jonielton Dantas, o convite da SPM serviu para trazer a perspectiva de fortalecimento da cadeia produtiva do mel no estado. “Ouvimos as demandas e vamos buscar encaminhamentos, que são a certificação e também as adequações no projeto deles da Casa do Mel. Agradeço o convite da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Foi um momento muito rico. Saímos daqui com a missão de contribuir com o desenvolvimento da atividade desta comunidade”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Poço Verde, Ivo dos Santos, reforçou que, por meio da SPM, solicitou a realização do primeiro seminário no território quilombola, única comunidade quilombola do município. “Tivemos o apoio da Secretaria, e foi um evento muito proveitoso, com a presença de muita gente da comunidade. Nosso intuito foi levar informação e benefícios, e nosso objetivo foi alcançado com sucesso”, enfatizou.

“Estou muito agradecida pela presença da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Que eventos como esse sempre continuem acontecendo em nossa comunidade”, ressaltou a presidente da associação do Quilombo Lagoa do Junco, Valdenora dos Santos Ribeiro.

Para Gilmaria Farias, assentada da Reforma Agrária e dirigente do MST de Poço Verde e Tobias Barreto, o seminário na Lagoa do Junco foi muito relevante. “Foi muito bom para visualizar a alimentação que é produzida pelos quilombolas do município e ter o reconhecimento. Agradeço à Secretaria das Mulheres, que construiu o evento junto com a comunidade. É muito importante a mulher estar sendo vista como deve ser vista pelo Governo do Estado. Irei repassar os conhecimentos desse seminário para meu assentamento”, salientou.

/ Notícias / assistencia-social

Terça-Feira, 31 de Outubro de 2023 às 22:00:00