Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024 às 17:00:00
Seduc promove ciclo formativo para dirigentes municipais de educação em Aracaju
Autoridades da área da educação destacaram importância da formação continuada

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Programa Alfabetizar pra Valer, abriu nesta quarta-feira, 8, o 1º Ciclo Formativo para dirigentes municipais de educação (DME) e diretores regionais (DRE). O encontro ocorreu no turno da manhã, no auditório da biblioteca pública Epiphanio Dória, em Aracaju, e contou com a parceria da Associação Bem Comum (ABC), B3 Social e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime/SE), proporcionando aos participantes a oportunidade de discutir temas relevantes para a gestão educacional.

O objetivo da formação é fortalecer a colaboração entre estado e municípios para promover estratégias de alfabetização, visando cumprir o plano estratégico do Governo de Sergipe de alfabetizar todas as crianças até os sete anos. Também inclui mentoria para diretores das regionais e da Seduc, com três encontros assíncronos.A formação será realizada entre os meses de maio e setembro de 2024, com uma carga horária total de 40 horas. Os encontros de formação ocorrerão no formato híbrido e contarão com atividades assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Seduc).

O secretário de Educação, Zezinho Sobral, ressaltou a relevância do ciclo formativo para o fortalecimento da gestão educacional nos municípios. “A educação não é apenas investimentos; é formação, preparo e qualificação, que é o que nós estamos fazendo nesta manhã. E todos esses elementos só têm a capacidade de serem encontrados em um único agente, que é o professor. É uma necessidade nossa formar e qualificar os gestores, professores e fazer investimentos específicos”, afirmou.

O secretário destacou a importância do programa de alfabetização para os gestores. “O ‘Alfabetizar pra Valer’ é um programa importante, precisa avançar e de incentivos. Fizemos uma pequena melhoria na questão das bolsas, mas vamos avançar na questão financeira. Precisamos trazer o conhecimento de gestão para muitos profissionais da área, a fim de que eles se consolidem e a linguagem seja única e, dessa forma, tenhamos a facilidade de implementar os programas e a educação sempre avance e não tenha altos e baixos, para que assim a gente construa uma avaliação positiva”, considerou.

A diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios da Seduc, Andrea Dantas, conta que um dos objetivos do programa é melhorar os indicadores educacionais. “O nosso objetivo é melhorar os indicadores, aperfeiçoando esse trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos dirigentes municipais de educação, mas levando eles para essa prática, entendendo a importância da alfabetização para que os nossos alunos realmente consigam avançar nos anos posteriores com plenitude”, disse.

Andrea também enfatiza que a partir dos resultados obtidos, o ‘Alfabetizar pra Valer’ vai pondo em prática o seu objetivo. “Em dezembro do ano passado, nós tivemos uma avaliação somativa que demonstrou nosso avanço em relação à avaliação de influência diagnóstica, que foi aplicada no início de 2023. É a partir dessas oficinas que a gente pensa o nosso planejamento estratégico para 2024, e com esse resultado a gente vê que o resultado desse início de ano ainda é muito desafiador. Mas nós estamos no primeiro semestre e estamos trabalhando para melhorar o nosso indicador e trazer um excelente resultado em relação à alfabetização das nossas crianças do estado de Sergipe”, complementou.

A dirigente municipal de Nossa Senhora do Socorro e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime/SE), Josevanda Franco, salientou a importância da participação de dirigentes municipais e diretores regionais no ciclo formativo. “Este é um momento único. A gente tem observado que esse esforço é contínuo, que as pessoas estão comprometidas com a educação. O ‘Alfabetização pra Valer’ é um programa que deu certo e é o melhor regime de colaboração que nós temos no país ", avaliou.

Sobre o programa

O ‘Alfabetizar pra Valer’ foi instituído a partir do Projeto de Lei nº 212/2019, com o objetivo de fomentar o regime de colaboração entre Estado e municípios, na perspectiva de incentivar a Educação Infantil, ou seja, 1º e 2 º anos do Ensino Fundamental, nos eixos da formação de professores e formação de gestores escolares.

A iniciativa visa garantir a melhoria do atendimento escolar por meio do compartilhamento de estratégias e recursos que contribuam para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita dos alunos.

/ Notícias / educacao-cultura

Seduc promove ciclo formativo para dirigentes municipais de educação em Aracaju