Quinta-Feira, 07 de Março de 2024 às 22:15:00
Governo de Sergipe promove capacitação para profissionais que atuam na rede de proteção à mulher nos municípios
Desta vez, profissionais de Frei Paulo, Pedra Mole e Pinhão receberem as orientações da SPM

Profissionais que atuam na rede de proteção à mulher dos municípios de Frei Paulo, Pedra Mole e Pinhão participaram, nesta quinta-feira, 7, da Capacitação de Articulação de Serviços para a Proteção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM). No total, foram 42 participantes.

De acordo com a diretora de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres da SPM, Ana Carolina Machado, na capacitação são passadas orientações relativas ao encaminhamento da mulher vítima de violência para os serviços de proteção disponíveis na rede. “A SPM chega agora a Frei Paulo, Pedra Mole e Pinhão para promover essa articulação da rede para que todos os profissionais se conheçam, troquem conhecimentos e a gente melhore essa proteção integral que todas as mulheres em situação de violência têm direito”, detalhou.

Um dos objetivos da capacitação é orientar os profissionais sobre a necessidade de intercâmbio das documentações e de informações que possam retirar a mulher e seus filhos e familiares da situação de violência. “Apresentamos o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e orientamos sobre como preenchê-lo. Além disso, destacamos a importância de analisar, diagnosticar e fazer a gestão dos riscos apresentados no formulário como uma forma de prevenir a ocorrência de feminicídios”, explicou a diretora.

A capacitação abordou ainda a política de assistência social, a violência doméstica e seus impactos psicossociais, além de apresentar dados do Mapa da Mulher Sergipana, disponível no site oficial do Governo de Sergipe, sobre a população feminina nos municípios. Os dados podem contribuir para alocar melhor os recursos humanos e financeiros no investimento de políticas públicas mais eficientes.

Os profissionais reconheceram a importância da capacitação promovida pela SPM. “A SPM tem sido uma grande parceira das nossas ações. Agora, com a realização da capacitação, nós conseguimos reunir representantes de toda a rede de enfrentamento e trocar experiências, alinhando os objetivos para que cada vez mais mulheres possam se sentir seguras para realizar a denúncia e obter o acolhimento necessário no pós-denúncia, que é o mais importante. Em nome da coordenadoria e de todas mulheres que já passaram e ainda vão passar por aqui, eu deixo o meu 'muito obrigado' à SPM, que realiza um trabalho que muda vidas”, enfatizou a coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Lumma Dantas de Santana.

Ainda na capacitação, a SPM realizou a apresentação e a entrega à rede local de material utilizado na divulgação do protocolo ‘Não se cale’, voltado à proteção e combate a todos os tipos de violência contra as mulheres em bares, restaurantes, casas noturnas e demais espaços de lazer de Sergipe.

/ Notícias / assistencia-social

Quinta-Feira, 07 de Março de 2024 às 22:15:00