Terça-Feira, 07 de Novembro de 2023 às 19:15:00
Governo de Sergipe promove capacitação para profissionais que atuam na rede de proteção à mulher em Aracaju
Mais de cem profissionais participaram do evento promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres

Dando continuidade às ações voltadas à proteção e combate à violência contra as mulheres, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) promoveu, nesta terça-feira, 7, mais uma ‘Capacitação de Articulação de Serviços para a Proteção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar’, em Aracaju. O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e contou com a participação de 106 profissionais.

Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, um dos objetivos da SPM é sensibilizar os profissionais sobre a importância do trabalho em rede. “Essa é a primeira capacitação de articulação realizada em Aracaju, mas as ações já vêm sendo promovidas em diversos municípios do estado. Um evento maravilhoso da nossa secretaria em parceria com todos os demais atores, que precisam estar presentes e conectados no enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou.

A diretora de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres da SPM, Ana Carolina Machado, ressaltou que a capacitação passa orientações relativas ao encaminhamento da mulher vítima de violência para os serviços de proteção disponíveis na rede. “A SPM chega agora a Aracaju para promover essa articulação da rede para que todos os profissionais se conheçam, troquem conhecimentos e a gente melhore essa proteção integral que todas as mulheres em situação de violência têm direito”, detalhou.

Na oportunidade, a SPM também reforçou a necessidade de intercâmbio das documentações e de informações que possam retirar a mulher da situação de violência. “Apresentamos o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e orientamos sobre como preenchê-lo, destacando a importância da análise, diagnóstico e gestão dos riscos apresentados como uma forma de prevenir a ocorrência de feminicídios”, acrescentou Ana Carolina.

Os profissionais destacaram a importância da capacitação para a articulação da rede. “Estamos na capacitação promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do nosso Estado, que vem agregar conhecimento e fazer com que a rede se conheça, se fortaleça e caminhe junta para garantir direitos às mulheres vítimas de violência. É um prazer estar recebendo essa capacitação junto a todos os técnicos da secretaria municipal de Aracaju“, frisou a secretária de Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.

Quem também elogiou a capacitação da SPM foi a comandante da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar (PM-SE), capitã Fabíola Gois. “A Polícia Militar faz questão de participar dessas ações para conscientizar os policiais que estão diuturnamente atendendo ocorrências contra a mulher e para que eles saibam avaliar o grau de risco pelo qual essa mulher está passando numa situação de violência doméstica. Espero que mais ações como esta ocorram, para que este trabalho seja reconhecido e possamos alcançar cada vez mais mulheres em nosso estado”, frisou.

De acordo com a diretora do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), a delegada Mariana Diniz, a capacitação tem o objetivo de sensibilizar todos os profissionais para a importância do trabalho em rede. “Para o enfrentamento eficaz da violência doméstica e familiar contra as mulheres, é de fundamental importância que os serviços estejam articulados para que possa oferecer a proteção integral às mulheres que sofrem violência doméstica”, pontuou.

“Este evento é de suma importância, porque frisa a ponta, que é quem trabalha diretamente com essas mulheres. Nós, enquanto assistente social e psicólogo, temos muita dificuldade em saber como lidar com essas mulheres que passam por violências. Essa capacitação vem mostrar maneiras de como ajudá-las e como procurar ajuda de forma efetiva para que ela consiga sair dessa situação”, afirmou a presidente do Conselho Estadual de Direitos para a Mulher de Sergipe, Iza Moura.

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Aracaju, Valeria Chapman, salientou que a capacitação da secretaria tem munido os profissionais de ferramentas para tratar com a mulher vítima de violência. “É importante um evento como este, que junta diversas frentes, uma rede que é imensa, que precisa estar articulada e bem preparada para atender e acolher essa mulher. Só gratidão por este evento”, afirmou.

A capacitação abordou ainda os impactos psicossociais da violência doméstica e a política de assistência social, além da exposição de dados do 'Mapa da Mulher Sergipana', disponível no site oficial do Governo de Sergipe, sobre a população feminina.

/ Notícias / assistencia-social

Terça-Feira, 07 de Novembro de 2023 às 19:15:00