Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2023 às 16:30:00
Governo de Sergipe participa da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília
Evento objetiva discutir e alinhar estratégias relacionadas à atuação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em todo o país

Sergipe participa da 13ª edição da Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece desde a última terça-feira, 5, até amanhã, 8, em Brasília/DF. Com o tema ‘Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos’, o evento reúne cerca de 2,5 mil pessoas. Promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Conferência Nacional é a maior instância participativa de avaliação e proposição sobre os rumos do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Para a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, a conferência fortalece a conexão entre os estados e busca alternativas igualitárias para toda a população. “É muito importante que todos os atores envolvidos estejam presentes aqui, principalmente os mais invisibilizados. Precisamos fortalecer a política de proteção social, garantindo direitos e combatendo as vulnerabilidades”, destacou.

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, participam 1.842 delegados governamentais e da sociedade civil (usuários, trabalhadores e organizações sociais) democraticamente eleitos nas 27 Conferências Estaduais e do Distrito Federal, vindos das 5.370 conferências municipais. Sergipe participa do evento com uma delegação de 24 representantes, sendo 12 delegados da sociedade civil e outros 12 representantes governamentais.

O evento conta com cinco eixos de debates: financiamento e orçamento de natureza obrigatória como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos; qualificação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas; articulação entre segmentos sobre como potencializar a participação social no Suas; universalização do acesso e oferta dos serviços, programas e projetos do Suas; além de benefícios socioassistenciais e transferência de renda como proteção social na reconfiguração do Suas.

Sobre a conferência

As conferências de assistência social acontecem a cada dois anos, desde 1995. São instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Suas.

São espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Em todas elas participam os delegados eleitos, que representam os entes governamentais e a sociedade civil em seus segmentos de usuários, trabalhadores e organizações sociais.

/ Notícias / assistencia-social

Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2023 às 16:30:00