Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024 às 21:15:00
Cedro de São João recebe ações da Seasic na 25ª edição do ‘Sergipe é aqui’
Com ponto de orientação sobre o ‘Rode Bem’, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania levou serviços de inclusão e cidadania à população do município

Nesta quinta-feira, 4, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) foi ao município de Cedro de São João para as atividades da 25ª edição do 'Sergipe é aqui'. A secretaria apresentou ações da diretoria de direitos humanos, de segurança alimentar, de inclusão protetiva e cidadania e da diretoria da primeira infância. No entanto, a maior novidade desta edição foi o estande de orientações sobre o programa 'Rode Bem', onde todos do município puderam sanar suas dúvidas e entender como se inscrever.

Pela Diretoria de Direitos Humanos, a secretaria ofereceu os serviços da Carteira de Identidade Nacional (CIN) inclusiva para pessoas com deficiência (PCDs), idosos e pacientes em tratamento oncológico, que saíram com o documento pronto imediatamente. Além disso, a diretoria ofereceu um balcão de informações importantes para a comunidade LGBTQIAPN+ e atividades de inclusão pela arte com as crianças das escolas municipais.

“O projeto de inclusão pela arte traz a pintura em aquarela, e nesse momento as crianças precisam sair da ociosidade, dessa questão de estar muito no celular. A arte traz uma nova visão da vida, as crianças têm a possibilidade de conhecer essa técnica maravilhosa de aquarela e se socializar melhor, ter uma integração maior e conhecer temas lindos, além de pintar com bastante alegria e inspiração”, explica o professor de artes Eduardo Fabião.

Enquanto isso, no Cinepop dos direitos humanos, crianças entre sete e 11 anos tiveram um bate-papo com as servidoras da secretaria sobre a importância da garantia dos seus direitos na sociedade e uma aula básica da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na qual elas também aprendem ainda mais sobre inclusão. “É importante que todas as pessoas tenham acesso a uma forma de se comunicar que seja diferente do que nós estamos acostumados, principalmente as crianças, porque nessa fase tem a questão do desenvolvimento, eles aprendem mais rápido, e também tem a inclusão. Se a gente ensinar desde cedo a língua brasileira de sinais, eles vão conseguir não somente se comunicar, mas também incluir”, destaca o professor, tradutor e intérprete de Libras Alisson Farias.

Pela diretoria de Segurança Alimentar, ocorreu a apresentação de informações e esclarecimentos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a explanação do imagético, pescaria e grau de processamento de alimentos e a oficina de segurança alimentar. Tais atividades serviram de muito aprendizado para todos os que participaram, assim como uma oportunidade de a secretaria entender a necessidade do município por meio desses diálogos. A diretoria proporcionou ainda a oficina de segurança alimentar para as crianças da escola do município que participaram e adoraram aprender e colocar a mão na massa.

Logo após, a diretoria de Proteção Social realizou a roda de conversa intersetorial para fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com um espaço aberto para escuta do município, a fim de melhorar a atuação do sistema no local. Enquanto isso, houve uma roda de conversa do Centro Especializado em Reabilitação - CER IV com mães, professoras e assistentes sociais do município, para que o equipamento entendesse as necessidades da população.

Já a diretoria da Primeira Infância realizou uma escuta com crianças entre quatro e cinco anos para entender suas necessidades dentro do município e, assim, aplicá-las com mais eficiência às políticas públicas. “Hoje, realizamos a 15ª escuta de crianças, no município de Cedro de São João. Seguimos a nossa metodologia formatada para o diálogo com a criança, respeitando a idade delas para a compreensão das políticas públicas que são ofertadas em seu dia a dia, como escola, saúde, assistência social e lazer”, enfatiza a diretora de Atenção à Primeira Infância da Seasic, Helga Mengel.

/ Notícias / assistencia-social

Cedro de São João recebe ações da Seasic na 25ª edição do ‘Sergipe é aqui’