Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2023 às 17:30:00
Secretaria de Agricultura e empresas vinculadas consolidam ações nesse dia de governo itinerante em Tobias Barreto

A 15ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada pelo Governo do Estado no município de Tobias Barreto nesta sexta-feira, 17, mais uma vez contou com as ações da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse). Ambas vinculadas à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), as empresas levaram até a população do centro-sul sergipano serviços e benefícios voltados aos agricultores. Os atendimentos à população foram  realizados no estande da Agricultura, próximo ao Colégio Estadual Abelardo Barreto do Rosário.

A Emdagro realizou a entrega de 17 certificados de vacinação contra a Brucelose, resultado da imunização bem-sucedida de 118 animais, um passo importante para fortalecer a saúde do rebanho da região. Também foram distribuídas 45 mudas frutíferas, incluindo abacate, pitanga, cacau, acerola, jaca, caju, manga, cajá e amora, aos produtores rurais que visitaram o estande da Agricultura. A iniciativa tem como objetivo promover um futuro mais verde e frutífero com espécies de qualidade nas propriedades agrícolas.

A agricultora Rosária Rocha de Santana, da comunidade Samambaia, também participou da atividade. Ela contou que fez seu cadastro e veio no 'Sergipe é aqui' para receber o documento do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). "Fiz meu CAF há uns oito dias, no escritório local da Emdagro, e vim hoje pegar aqui. Com ele, eu consigo pegar empréstimo e outros benefícios", disse.

O criador Samuel Santos de Farias foi ao ‘Sergipe é aqui’ buscar seu certificado de vacinação da brucelose. Entendendo a importância da vacinação, Samuel imunizou dez vacas e hoje está mais tranquilo. "Por meio da Emdagro, tive a chance de vacinar minhas dez vacas contra a brucelose, e para mim foi muito bom, porque é mais uma segurança para nossos animais e evita prejuízos se uma doença dessa chegar", comentou.

A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) também ofertou uma série de serviços e ações extensa em Tobias Barreto durante a 15ª edição do ‘Sergipe é aqui’. A Coderse é executora de ações de infraestrutura hídrica em poços das unidades de abastecimento de água dessalinizada do programa ‘Água Doce’, instalados e em funcionamento nos povoados Macacos, Saquinho, Borda da Mata e Candeias. A Coderse também é responsável pela administração do Perímetro Irrigado Jabiberi, fornecendo água para produção de alimento para o gado leiteiro. De janeiro a outubro, foram produzidos quase 1,9 milhão de litros de leite no Jabiberi.

/ Notícias / agricultura

Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2023 às 17:30:00