Quarta-Feira, 03 de Maio de 2023 às 14:45:00
Produtores confirmam a importância das sementes de milho doadas pelo governo

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), entregou mais de 19 toneladas de sementes de milho a agricultores sergipanos. A iniciativa faz parte de mais uma etapa do Programa de Distribuição de Sementes Certificadas - Programa Sementes do Futuro. Na ocasião, foram distribuídas nove toneladas de milho para agricultores de Nossa Senhora da Glória; duas toneladas e meia aos agricultores de Feira Nova; e oito toneladas aos agricultores de Monte Alegre.

Entre os agricultores familiares sergipanos o cultivo do milho é muito utilizado para alimentação dos animais. O produtor do Assentamento Luiz Beltrano, Enaldo Borges dos Santos, da colheita do milho tudo se aproveita, da folhagem à espiga tudo é usado tradicionalmente na alimentação do gado, suíno e aves. “Então, a semente doada pelo governo vai ajudar muito na condição financeira do produtor, que reduz as despesas com a criação”.

"É sempre importante a chegada das sementes. Eu estou recebendo 10 kg de sementes que dá para plantar três tarefas de milho, e posso trabalhar para formação de ração animal: silo, forragem e rolão de milho visando o período de estiagem. Com essas sementes, consegui economizar quase 250 reais, que é o que se cobra no mercado. Fora o que vou economizar com a colheita do milho na ração”, acrescenta Enaldo Borges. O Assentamento Luiz Beltrano, onde vive Enaldo, fica a 47 km da sede de Nossa Senhora da Glória, lá vivem 20 famílias e 13 que estão com maior vulnerabilidade vão receber as sementes do governo.

Para o agricultor e presidente da Associação de Moradores do Assentamento Zé Emídio, Francisco dos Santos, em Nossa Senhora da Glória, as sementes chegaram para superar os prejuízos que tiveram com sua safra do ano passado. "Esse ano a gente está necessitando muito dessas sementes, porque no ano passado nós tivemos uma perda na nossa produção por conta da falta de chuvas. Então, essas sementes estão chegando na hora certa. Como as chuvas ainda não caíram esse ano, as sementes chegam no momento oportuno e a gente parabeniza o Governo do Estado e a Emdagro por ajudar ao produtor.",disse ele agradecido.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, fala o quanto é gratificante ver a alegria dos produtores ao receberem as sementes. "Chegamos no momento certo, no início das chuvas, agora em maio, e vimos o quanto as pessoas estão agradecidas, com um sorriso no rosto, o que é muito gratificante pra nós. Aproveito para trazer uma notícia melhor ainda, para o próximo ano, o governador Fábio Mitidieri já informou que vai ampliar o valor na compra de sementes, isso significa mais famílias que serão beneficiadas”.

“Neste ano de 2023 são distribuídas 115 toneladas de sementes selecionadas e certificadas de milho, que está chegando para 11.500 famílias de agricultores de 31 municípios. As sementes foram adquiridas com investimento próprio do governo no valor de R$ 1,5 milhão. No próximo ano iremos ampliar”, reforçou Zeca da Silva.

A agricultora familiar do povoado Lagoa do Rancho, Aline Feitosa dos Anjos, confirma que a colheita do milho servirá para ração animal. "Lá na comunidade a gente usa a produção de milho para a ração animal. Lá se cria de tudo, bovino, suíno, galinha. Recebo as sementes há mais de 20 anos e elas são realmente de excelente qualidade", disse.

O secretário municipal da Agricultura de Monte Alegre, Haroldo da Silva, avalia dois aspectos positivos: semente de qualidade e chegando na hora exata. “Acredito que essa semente de qualidade chegando no momento que ela chegou, se Deus mandar chuva certinha, tenho certeza de que vamos ter resultados positivos e atender a duas perspectivas. Tanto pelo governo do estado, pelo investimento feito, quanto pelos agricultores com sua produção. Só tenho a agradecer à secretaria de estado da Agricultura e a Emdagro que é parceria e executora das políticas públicas para os pequenos agricultores”.

Próxima entrega

Na próxima sexta-feira, dia 5, o Governo do Estado entrega mais um lote de sementes de milho para os agricultores familiares do alto e médio sertão sergipano.

/ Notícias / agricultura

Produtores confirmam a importância das sementes de milho doadas pelo governo