Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2024 às 16:30:00
População de Muribeca aproveita serviços ofertados pela Agricultura durante o 'Sergipe é aqui'
Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca esteve presente no evento com suas vinculadas, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro) e Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse)

A população de Muribeca, no baixo São Francisco sergipano, recebeu a 21ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 16. A rua Padre Evêncio Guimarães ficou tomada pelas tendas dos diversos órgãos e secretarias do Governo de Sergipe, que levaram informações e serviços para o município. A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) mais uma vez esteve presente, realizando atendimentos com os agricultores da região, com apoio de suas vinculadas - Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro) e Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse).

Técnicos e diretores estiveram presentes prestando atendimento personalizado aos agricultores que procuraram o estande da Agricultura para buscar informações sobre os programas de governo. Na ocasião, a Emdagro distribuiu 50 mudas de árvores frutíferas, de diversas espécies nativas, como jaca, caju, amora, pinha, jambo, acerola, graviola, goiaba, abacate e pitanga. “Esse projeto de governo itinerante é uma forma de estarmos mais próximos da população, principalmente da mais carente, que não tem condições de ir até a capital acessar os serviços públicos”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva.

Também foi feita a entrega de atestados de vacinação contra brucelose a produtores de animais que vacinaram seus rebanhos e de amostras de solo ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas (ITPS). “Na semana anterior, nossos técnicos visitaram algumas propriedades rurais da região para coletar as amostras que agora seguem para análise pelo órgão responsável”, disse o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, ao observar que foram coletadas 20 amostras.

Maria do Carmo Cunha da Silva aproveitou o dia de ações em seu município e esteve na tenda da Agricultura para solicitar uma muda de caju, a fim de plantar no quintal de sua casa. “Desde que eu soube que o governador vinha até aqui, fiquei muito satisfeita. Gosto muito do trabalho dele, e não poderia deixar de vir participar desse dia de festa em minha cidade. Agora ainda vou voltar para casa com uma muda de cajueiro, que eu tanto queria”, destacou a dona de casa, que sempre gostou de lidar com a terra e cultivar outras culturas em sua propriedade, utilizando para consumo próprio e de sua família.

Para Tânia Amorim de Oliveira, também foi uma grande conquista conseguir uma muda de fruta para seu pomar. “Já tenho plantado pés de pinha, acerola e graviola. Agora também vou ter o caju, que gosto tanto. Sem falar ainda na oportunidade de participar de outras ações promovidas pelo governo hoje aqui em Muribeca”, disse a diarista, que fez a inscrição em um curso de salgados de padaria e confeitaria artesanal. “Foi muito bom para todos nós essa ação que veio beneficiar muita gente, principalmente aqueles que, como eu, não têm a oportunidade de sair daqui para buscar por serviços na capital”, enfatizou.

Já o produtor rural Carlos Alberto Pereira da Costa foi até o local para receber o atestado de vacinação de seus animais contra brucelose. Com 15 cabeças de gado, entre animais de corte e leite, o produtor demonstrou satisfação ao receber em sua cidade o documento, que certifica a capacidade de seu rebanho em produzir livre da doença. “Se não fosse assim, eu teria que ir até Aquidabã para buscar meu certificado, sem falar também que a vacinação foi gratuita e, assim, não tive que gastar para imunizar meu rebanho”, afirmou o pequeno  produtor, que mora com a mulher e dois filhos no povoado Quixaba e vacinou dez de seus animais.

Exposição de maquete

Como acontece em todas as edições do programa ‘Sergipe é aqui’ a Coderse também esteve presente em Muribeca, onde expôs a maquete de uma unidade de produção de água dessalinizada do Programa Água Doce. O diretor-presidente, Paulo Sobral, e técnicos da companhia participaram do evento, em que prestaram informações sobre a locação, perfuração, limpeza e teste de vazão em poços comunitários, bem como informações sobre a instalação, manutenção e recuperação de sistemas simplificados de abastecimento de água.

/ Notícias / agricultura

Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2024 às 16:30:00