Quinta-Feira, 20 de Abril de 2023 às 14:00:00
Equipamentos entregues pelo governo vão agregar valor à produção agrícola
Ferramentas vão permitir a montagem de uma agroindústria no Assentamento Caraíbas

Com o objetivo de fomentar a agricultura familiar, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), entregou equipamentos novos para os produtores familiares do assentamento Caraíbas, em Japaratuba. As ferramentas vão permitir a montagem de uma agroindústria que tem como carro chefe a mandioca, além disso a iniciativa contribui com a produção agrícola local.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, destacou o compromisso dos camponeses quanto à produção agrícola e ao empreendedorismo e aconselhou para o bom uso dos equipamentos. “O trabalho digno das mulheres e homens deste assentamento, já reconhecido pela desenvoltura na produção agrícola, agora ganha mais um incentivo com a chegada destes equipamentos industriais de ótima qualidade. Cuidem bem deste empreendimento e terão um futuro bastante produtivo”.

O secretário citou o exemplo de uma agroindústria do município Campo do Brito que vem sendo referência na qualidade dos produtos que beneficiam, vindos da agricultura familiar. “Para ajudar ainda mais, vamos promover uma troca de experiência com a comunidade de Campo do Brito que tem um trabalho muito bom, vamos trazer técnicos que orientem vocês para alcançar um melhor resultado”, acrescentou Zeca da Silva.

A prefeita Lara Moura elogiou o fato de transformar em realidade o sonho dos produtores. “É uma demonstração de competência e compromisso de Zeca e sua equipe que tirou do papel esse projeto e realizou o sonho antigo das famílias desta comunidade”, pontuou a prefeita.

Produção local

O Assentamento Caraíbas se destaca pela produção de mandioca. Segundo o secretário municipal da Agricultura, Ricardo Sobral, só a produção média da área coletiva de produção de mandioca no assentamento é de 84 toneladas por ano. “Eles têm 14 tarefas de mandioca plantadas na área coletiva, foram os cultivos nos lotes individuais. Mas eles também produzem muito abacaxi, cana, feijão-de-corda e estão testando o plantio de inhame”, explica o secretário.

Os equipamentos entregues pelo governo passam a ser de responsabilidade da Associação Comunitária Agrovila PA Caraíbas que tem à frente o agricultor Josivaldo Souza. Segundo o presidente, “a agroindústria vai beneficiar principalmente a mandioca embalada a vácuo in natura e também usada na produção de bolos, bolachas e todo tipo de alimentos à base de mandioca”. Josival diz que vende vários produtos para cooperativas que fornecem à merenda escolar. “Ainda esta semana entregaremos cinco toneladas de mandioca para uma cooperativa”, exemplifica.

Participação das mulheres

A representante das mulheres do assentamento, Cláudia dos Santos Rodrigues, falou da mão de obra feminina. “As mulheres do assentamento terão maior participação na agroindústria, no trabalho de beneficiamento dos produtos. Em nome do grupo de mulheres, sou muito grata por essa fábrica que vai facilitar nosso trabalho”.

/ Notícias / agricultura

Equipamentos entregues pelo governo vão agregar valor à produção agrícola