Quarta-Feira, 10 de Maio de 2023 às 16:30:00
Encontro discute ações voltadas para as mulheres rurais
Objetivo do planejamento estratégico é trabalhar a ampliação do número de agricultoras pela Ater do Estado

Estimular e fortalecer a participação efetiva da mulher agricultora no meio rural tem sido uma preocupação permanente do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). Ações que reflitam a atuação delas como agentes geradoras de renda, dentro do grupo familiar, são transformadas em estratégias que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) busca trabalhar para ampliar sua participação na produção de alimentos e na sociedade. Pensando nisso, o órgão promove, nesta quarta-feira, 10, em Aracaju, o 7° Encontro Estadual de Técnicas e Extensionistas Rurais. O evento é uma iniciativa da Diretoria Técnica e Extensão Rural (Ater) que busca compartilhar conhecimentos, para melhor assistir a trabalhadora rural.

Ao todo, 50 extensionistas participam do encontro que contou, nesse primeiro momento, com representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para uma explanação sobre os principais programas de crédito voltados para agricultoras, a exemplo do Pronaf Mulher, que, segundo a instituição financeira, disponibiliza recursos na ordem de R$ 92 milhões em crédito para a mulher rural, nesse ano de 2023. “Viemos com a proposta de apresentar aos técnicos da Emdagro as políticas de crédito voltadas para o público feminino e o reforço para 2023, no valor a ser aplicado no Estado de R$ 92 milhões”, disse a Gerente de Negócios do Escritório Regional do Agro Amigo do BNB, Synthias Dantas de Souza.

Para o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, esse encontro reflete a preocupação da Emdagro com as agricultoras de todo o estado. “Estamos aqui construindo um planejamento estratégico, a ser executado ao longo desse ano de 2023, para discutirmos as propostas do Programa de Organização de Desenvolvimento Social da Emdagro, orientadas para a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater Mulher), que vem sendo trabalhado pelo Ministério Agrário e Agricultura Familiar”, destacou Gilson.

Segundo o Diretor da Ater, Jean Ferreira Nascimento, 38% do público total de assistidos pela Emdagro são mulheres, e o foco da gestão nesse ano de 2023 é estreitar os laços entre elas e nossas técnicas e extensionistas, a fim de ampliar esse quantitativo. “Hoje está acontecendo esse sétimo encontro e um dos principais objetivos é fortalecer nossas técnicas e extensionistas para chegarem até as mulheres que estão no campo. Entendemos que mulher atendendo mulher vai facilitar e ter mais abertura com as agricultoras, para que possamos levar até elas todas as tecnologias e inovações que a agricultura proporciona, fazendo com que se desenvolvam cada vez mais”, apostou Jean.

Dilma Maria do Santos Tavares é extensionista e chefe do escritório local da Emdagro, em Ribeirópolis. Para ela, o encontro é bastante importante para se debater as formas e ferramentas que deverão ser levadas em consideração, no momento da construção das políticas voltadas para as mulheres rurais. “Uma das ferramentas mais importantes é o apoio e o fortalecimento que a gestão da Emdagro deve dar sobre o desenvolvimento social da nossa empresa, porque é ela quem trabalha toda a parte educativa Ater, ela é primordial”, ressaltou.

/ Notícias / agricultura

Encontro discute ações voltadas para as mulheres rurais