Quinta-Feira, 26 de Outubro de 2023 às 17:00:00
Emdagro e Apae Aracaju lançam Programa Cultivando Hortas para promoção de agricultura sustentável
Programa inovador visa não apenas promover a agricultura sustentável, mas também oferecer terapia e melhorias na qualidade de vida dos assistidos

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (Apae Aracaju) uniram esforços para lançar o Programa Cultivando Hortas. No entendimento das instituições parceiras, o programa visa não apenas promover a agricultura sustentável, mas também oferecer terapia e melhorias na qualidade de vida dos assistidos pela instituição.

O evento de lançamento contou com a presença do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jean Carlos Nascimento, acompanhado pela equipe de agroecologia, composta por Abeaci dos Santos, Tabita Evangelista e a engenheira agrônoma Laila Gabriela. O local escolhido para o evento foi a Apae Aracaju, onde alunos assistidos pela instituição tiveram a oportunidade de se envolver diretamente na iniciativa.

A Emdagro apresentou, de forma sucinta, os objetivos do Programa Cultivando Hortas e destacou as ações já desenvolvidas em todo o estado. Em seguida, alunos e membros da equipe da Emdagro juntaram-se para o plantio das primeiras mudas e sementes de hortaliças e plantas medicinais. O uso de bombonas e potes reciclados, sustentados por pellets (biocombustíveis sólidos), é um exemplo notável de práticas sustentáveis incorporadas ao programa.

Para a Emdagro, o Programa Cultivando Hortas é muito mais do que apenas plantar hortaliças. Ele tem como propósito promover benefícios ambientais, incentivar a coletividade, melhorar a qualidade alimentar e nutricional, desenvolver atividades socioeducativas e aprimorar a qualidade ambiental e paisagística de espaços públicos.

"É muito gratificante virmos aqui promover uma ação tão importante como essa. E isso não poderia ser possível sem a iniciativa da Apae de Aracaju em nos procurar interessada em desenvolver o programa em sua unidade. Nosso compromisso não é apenas chegar aqui e falar do programa Cultivando Hortas e deixar aqui algumas mudas e irmos embora. Nosso compromisso é trazer conhecimentos técnicos, ofertar os insumos para a realização do programa, como sementes e mudas de hortaliças e, sobretudo, manter o acompanhamento do trabalho realizado", comentou o Diretor Técnico da Emdagro, Jean Carlos Nascimento.

A assessora do Programa Cultivando Hortas da Emagro, Abeaci dos Santos, enfatizou a abordagem agroecológica do programa, ressaltando a importância de requalificar ambientes, incluir a educação ambiental nas instituições e oferecer capacitação para a gestão agroecológica das hortas. Além disso, o programa visa resgatar e valorizar os saberes populares, fortalecendo a conexão com a agricultura tradicional.

O programa atua em estreita colaboração com equipes locais para elaborar planos de gestão adaptados às características específicas de cada localidade, seguindo metodologias participativas. Suas modalidades incluem hortas institucionais, hortas escolares e hortas comunitárias, demonstrando uma abordagem versátil e inclusiva.

O presidente da Apae Aracaju, Carlos Mariz, realçou a importância do programa na produção de alimentos de qualidade para os assistidos, especialmente aqueles que almoçam na instituição. Além disso, o programa será uma oficina terapêutica valiosa, complementando as terapias já oferecidas pela Apae. "Mas não é só isso, além de produzir alimentos de qualidade para nossos assistidos, que almoçam aqui, esse programa servirá também de oficina terapêutica para complementar as terapias ofertadas pela Apae no tratamento dos nossos assistidos", disse.

A professora Rita Jerlane, responsável pela oficina pedagógica de meio ambiente e sustentabilidade na Apae Aracaju, expressou sua gratidão e emoção por finalmente ver seu sonho de implantar uma horta orgânica na instituição se tornar realidade. Ela elogiou a gestão da Apae e a Emdagro por tornarem isso possível.

O Programa Cultivando Hortas representa uma iniciativa exemplar que combina agricultura sustentável, terapia e educação ambiental. Espera-se que essa colaboração frutífera entre a Emdagro e a Apae Aracaju seja um modelo para iniciativas semelhantes em todo o estado, promovendo um ambiente mais saudável e uma comunidade mais unida.

/ Notícias / agricultura

Quinta-Feira, 26 de Outubro de 2023 às 17:00:00