Terça-Feira, 25 de Abril de 2023 às 14:00:00
Emdagro comemora 61 anos dedicados ao desenvolvimento da agropecuária sergipana
Ao longo de mais de seis décadas o órgão contribuiu para o fortalecimento da agropecuária de Sergipe

Nesta  segunda-feira, 24, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) completou 61 anos de serviços prestados à comunidade rural de todo o estado. São mais de seis décadas dedicadas ao desenvolvimento da agropecuária sergipana com atendimento direto e indireto a mais de 30 mil agricultores, com ações permanentes nas áreas de assistência técnica e extensão rural, defesa animal e vegetal, fundiária e de pesquisa. Para comemorar a data, foi realizada uma programação com missa em ação de graças, seguido da apresentação do coral da empresa, que contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, diretores, colaboradores e parceiros.

Vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), a Emdagro tem como visão contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e expansão da agropecuária do estado de Sergipe, gerando renda para quem produz e alimento de qualidade para quem consome. ”Nossa missão é fortalecer a agricultura familiar e esse objetivo nós temos conseguido fazer de maneira forte. O órgão tem dado assistência técnica e extensão rural ao longo de sua existência a todos os municípios sergipanos, onde os produtores têm acesso aos nossos veterinários, engenheiros agrônomos e nossa equipe social. Estão de parabéns todos os colaboradores da Emdagro”, disse o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos.

Para o Secretário da Agricultura, Zeca da Silva, a Emdagro é um órgão importante para o estado e para o produtor rural. “Quero dizer da importância que cada um dos servidores da Emdagro tem para o estado, para o pequeno agricultor e para o agronegócio. Os servidores desta casa engrandecem o setor agrícola e pecuário, que é quem lida com o dia a dia  junto com o agricultor, com o produtor, então, as glórias são para vocês! Por isso, em meu nome e em nome do governador Fábio Mitidieri, que está viajando, quero parabenizar a Emdagro por seus 61 anos”, ressaltou o secretário.

Presente na solenidade, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Paulo Sobral, destacou a atuação da Emdagro ao longo de sua existência. “Hoje a gente veio prestigiar alguns colegas e amigos da Emdagro por mais um ano de existência. São 61 anos trabalhando, incentivando e estimulando a produção agrícola no Estado. É fundamental para o país termos uma empresa desse porte da Emdagro”, destacou.

Homenagem

As comemorações não poderiam deixar de reconhecer quem, por mais de 47 anos, se dedicou em fazer assistência técnica e extensão rural com muita competência e profissionalismo, e a técnica do escritório de Canindé do São Francisco, Lúcia Maria de Andrade, recebeu das mãos do secretário Zeca da Silva e do presidente Gilson um buquê de rosas pelos relevantes serviços prestados ao agricultor familiar. Na ocasião, Lúcia representou todos os colaboradores da empresa. “Abraçando Lúcia eu abraço a todos os colaboradores da Emdagro, que nos acolheu e nos deu suporte para que o Governo do Estado sinta orgulho de suas empresas”, disse o presidente.

“Só estou aqui por causa de vocês, colegas, porque somos nós uma equipe de trabalho. Hoje eu saio uma profissional completa, porque aprendi muito com todos vocês. Nossa trajetória foi imensa, a gente passou pela Ancar-SE, naquele tempo, e era de Jeep, disse emocionada a homenageada Lúcia.

Histórico

A empresa foi instituída no ano de 1962, na gestão do então governador Luiz Garcia e tinha como objetivo implantar em Sergipe o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), vindo a receber naquela época o nome de Ancar-SE. Sua criação se deu em solenidade, realizada no Palácio Olímpio Campos, quando da assinatura do Convênio entre Governo do Estado, a Ancar, Banco do Nordeste do Brasil S/A e a Arquidiocese Metropolitana de Aracaju.

Em 1976 a Ancar-SE foi transformada na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Sergipe (Emater-SE). Por sua vez, em 1991, já no Governo de João Alves Filho, a Emater foi transformada em Emdagro e, em 26 de agosto de 2004, já no seu terceiro mandato, foi extinta e em seu lugar foi instalado o Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro). Somente no governo seguinte, em 28 de dezembro de 2008, o governador Marcelo Déda aprovou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que extinguiu as autarquias e recriou a Emdagro, assegurando assim o emprego e os direitos trabalhistas de mais de mil servidores estaduais.

/ Notícias / agricultura

Emdagro comemora 61 anos dedicados ao desenvolvimento da agropecuária sergipana