Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2023 às 18:45:00
Agricultores e criadores de Laranjeiras aprovaram os serviços da Agricultura no ‘Sergipe é aqui’
Muitos se deslocaram dos povoados para aproveitar vários serviços ao mesmo tempo

Com uma riqueza histórica e cultural encantadora, a cidade de Laranjeiras, na Grande Aracaju, recebeu nesta sexta-feira, 15, a 18ª edição do ‘Sergipe é aqui’. A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) marcou presença, juntamente com suas vinculadas Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), oferecendo informações e levando benefícios para a população local.

Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri visitou o estande da Agricultura, onde fez a entrega de certificados a agricultores cadastrados, juntamente com o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, e dirigentes das empresas.

Foram realizados serviços como a distribuição de 50 mudas de árvores frutíferas certificadas, entrega de quatro documentos do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e de certificados de vacinação contra a brucelose e a coleta de 25 amostras de solo para análise no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Assim como nas edições anteriores, também foi disponibilizada a maquete do projeto ‘Água Doce’, desenvolvido pela Coderse, para demonstração prática do processo de dessalinização da água.

Para Maria Edinete de Souza, moradora do povoado Bom Jesus, foi gratificante participar do ‘Sergipe é aqui’ e voltar para casa com um pé de goiaba para plantar em seu sítio. “Gosto muito da fruta e até já tinha uma goiabeira em casa, mas deu uma praga e morreu. Agora vou plantar novamente, vou cuidar melhor ainda, e sei que terei bons frutos”, disse a aposentada. Ela foi até a sede do município para aproveitar a ação do Governo do Estado em busca de exames médicos e disse estar bastante satisfeita com o projeto. “O governador está de parabéns pela iniciativa”, acrescentou.

Residente em Pedra Branca, Maria Quinoa dos Santos também foi até Laranjeiras para realizar exames ginecológicos e aproveitou para receber uma muda de abacate. “Já tenho outras frutas no meu quintal, mas faltava o abacate, que eu gosto tanto. Hoje moro sozinha, então gosto muito de cuidar de meu pomar”, disse. Além de mudas de goiaba e abacate, a Emdagro distribuiu pés de pinha, graviola, pitanga, manga, jaca e acerola.

O agricultor Manoel Alves, do loteamento João Sapateiro, voltou para casa satisfeito com duas mudas, uma de graviola e outra de manga rosa. “A gente que vive da agricultura precisa sempre desses benefícios. Nós temos uma malhada, uma vaquinha e plantamos batata, inhame, macaxeira, verduras, o que for. Caiu a chuva, a gente planta”, disse o agricultor aposentado.

Entrega de documentação

Para a produtora rural Selma da Silva, do povoado Camaratuba, foi um privilégio muito grande receber seu CAF das mãos do governador Fábio Mitidieri. “Meu sentimento hoje é de gratidão por ter esse reconhecimento na agricultura familiar pelo nosso querido governador Fábio. Agora, com esse documento, posso requerer minha aposentadoria quando chegar a hora, e em tantos outros momentos que eu precisar”, destacou.

O criador Francisco Almir dos Santos foi até o estande da Agricultura receber o certificado de vacinação de seus animais contra a brucelose. “Hoje vim buscar meu certificado, aqui pertinho, onde moro. Tenho consciência de que precisamos manter a imunidade de nosso rebanho imunizado, pois assim mantemos os animais sadios e livres de qualquer doença. Com os animais imunes, a gente tem mais facilidade e credibilidade para negociar”, apontou.

Ações da Coderse

Também durante a 18ª edição do ‘Sergipe é aqui’, a Coderse atendeu demandas da população de Laranjeiras e mostrou suas atividades, principalmente o trabalho realizado nas regiões do semiárido e na manutenção e organização das 29 unidades do Programa Água Doce. A exposição no local se faz por meio da maquete de um sistema de abastecimento de água dessalinizada e seus componentes de sustentabilidade ambiental. Em Laranjeiras, a empresa pública também tem serviços prestados, tendo perfurado quase 30 poços tubulares profundos ao longo dos seus 40 anos de história.

/ Notícias / agricultura

Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2023 às 18:45:00