Sexta-Feira, 28 de Abril de 2023 às 16:00:00
Agricultores e alunos de agronomia participam de ‘Dia de Campo sobre bioinsumos’
Das técnicas agroecológicas apresentadas, a água de vidro foi a que mais chamou a atenção dos alunos

Alunos do curso de engenharia agronômica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e cinco agricultores familiares participaram na última quinta-feira, 27, da atividade ‘Dia de Campo sobre Bioinsumos’, no Povoado Candeal, em São Cristóvão. O objetivo foi apresentar as práticas agroecológicas na produção de alimentos. O evento foi organizado pelo escritório local da Emdagro, em São Cristóvão, com apoio dos escritórios regional e local de Boquim e Itaporanga D'Ajuda.

O dia de campo aconteceu na propriedade do agricultor familiar seu Dedé e teve como objetivo incentivar pequenos produtores a produzirem seus próprios biofertilizantes com o menor custo de produção possível, aproveitando os recursos naturais que a propriedade oferece, a fim de garantir maior controle biológico de pragas e doenças. “O dia de campo é uma das ferramentas do serviço de assistência técnica e extensão rural e é ela que vocês vão utilizar nos seus trabalhos futuramente quando estiverem formados e atuando”, comentou o chefe do escritório regional da Emdagro, em Boquim, Luiz Fernandes.

O dia de campo foi estruturado em três estações de trabalho. A primeira estação foi sobre a produção da compostagem orgânica, que teve como expositor o agricultor familiar seu Dedé. A segunda estação foi a produção da água de vidro, que esteve à frente do engenheiro agrônomo Renato Figueiredo e a terceira tratou a produção do bioinsumos com a professora universitária Gláucia Gonçalves.

Para a professora do curso de ciências agrárias da Universidade Federal de Sergipe – Campus S. Cristóvão, Gláucia Barreto Gonçalves, o dia de campo é de muita importância para seus alunos vivenciarem a prática. “O evento foi fantástico, porque além de fazermos a visita à propriedade, eles puderam ver na prática como se faz os insumos e perceberem o conteúdo de fertilização de solo na agricultura orgânica, de controle fitossanitário, eles também estão percebendo os conteúdos de extensão rural agroecológica na prática. A Emdagro está de parabéns por esse dia de campo”, disse a professora.

A aluna do 8º período de engenharia agronômica, Ana Paula Alves Matos, disse que as informações apresentadas no dia de campo são de suma importância para sua vida acadêmica e profissional. “Esse dia de campo foi bem legal, inclusive, pude ver na prática tudo aquilo que vemos na teoria e até um pouco mais, porque me surpreendi muito com a técnica da água de vidro, que não conhecia e achei muito interessante”, disse.

Bastante atento, o aluno Nelson dos Santos, de 80 anos, que cursa matérias isoladas do Núcleo da Terceira Idade (Nutapi) da UFS, reconhece que informação é tudo. “A gente veio aprender, porque o conhecimento é muito importante. Me chamou a atenção a técnica do seu Dedé com a compostagem, de enriquecer a terra, e ter uma alimentação sadia. Também me chamou a atenção a técnica da água de vidro. Todo esse conhecimento adquirido quero levar para ajudar as pessoas”, contou ele.

/ Notícias / agricultura

Sexta-Feira, 28 de Abril de 2023 às 16:00:00