Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024 às 17:45:00
Agricultores de Itabi aproveitam serviços da 27ª edição do ‘Sergipe é aqui’
Secretaria da Agricultura e empresas vinculadas levaram uma série de ações ao município

Nesta quinta-feira, 23, o município de Itabi recebeu a 27ª edição do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’. Assim como nas edições anteriores, desta vez a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) esteve presente com a equipe técnica e vinculadas – Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) –, que levaram ações e serviços para agricultores familiares e demais cidadãos itabienses.

Na ocasião, foram distribuídas 50 mudas de árvores frutíferas, entregues amostras de solo para análise pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), Cadastros da Agricultura Familiar (CAFs) e informações sobre como obtê-los, além de outras ações voltadas para agricultores assistidos pelo Governo do Estado.

Em Itabi, foi apresentado, pela primeira vez, o serviço de Ouvidoria Cidadã que, a partir de agora, estará presente em todas as edições. O intuito é obter, por meio do contato direto com as pessoas da comunidade, informações sobre as necessidades do município, a fim de direcioná-las para o setor competente, em busca de soluções viáveis.

“A ideia é de que a gente possa se antecipar aos problemas e trabalhar a ouvidoria como um instrumento ativo, como indutor da informação e instrumento de políticas públicas. Viemos ouvir as demandas da comunidade, a fim de contribuir para um melhor planejamento das ações, conhecendo a real necessidade dos agricultores”, explicou a ouvidora setorial da Seagri, Valmira Amaral.

A equipe técnica da Emdagro realizou o cadastramento de pequenos produtores para vacinação de bezerras contra Brucelose e para vacinação de bovinos, ovinos e caprinos contra Clostridiose. Foram imunizados 56 animais contra a Brucelose, e outros 158 vacinados contra a Clostridiose, com vacina gratuita fornecida pelo Governo do Estado. Além disso, pequenos produtores da região puderam se cadastrar no programa ‘Mais Pecuária Brasil’, que realiza inseminação artificial em bovinos, ovinos e caprinos.

Pelo programa ‘Sementes do Futuro’, foram distribuídas, somente este ano, 3,8 mil quilos de sementes de milho aos agricultores de Itabi.

Satisfação

A agricultora Maria Silva dos Santos, do povoado Melancia, foi até o local do ‘Sergipe é aqui’ para receber seu CAF, e destacou a importância do documento. "Eu fiz meu cadastro esta semana no escritório da Emdagro aqui em Itabi e vim hoje pegar meu documento. Com meu CAF, tenho a satisfação de ser reconhecida como agricultora familiar. Os técnicos disseram que com ele poderei fazer várias coisas, desde me aposentar até pegar um 'dinheirinho' no banco para melhorar minha rocinha", comemorou, satisfeita.

Assim como ela, o agricultor Alex Sandro Melo Santos demonstrou muita felicidade ao receber o seu CAF. “Eu já tinha ouvido falar desse documento, pelos técnicos da Emdagro, mas somente agora resolvi correr atrás disso, pois entendi que será muito bom para mim, para eu conseguir mais benefícios e ter uma melhor oportunidade de vida”, pontuou.

Ele ainda destacou que aproveitou os demais serviços presentes no ‘Sergipe é aqui’ para renovar sua carteira de identidade e deu entrada no procedimento para trocar o registro de nascimento, que já estava muito antigo. “Graças a Deus, resolvi tudo de uma vez”, acrescentou o agricultor.

A dona de casa Jéssica Silva Rocha esteve no estande da Agricultura para retirar uma muda de tamarindo, que vai plantar no quintal de sua casa. “Soube das ações que o Governo do Estado ia trazer hoje aqui para Itabi e aproveitei para vir pessoalmente. Gosto muito de tamarindo e ainda não tinha, então achei muito bom eu ter conseguido hoje, sem falar também nos demais serviços. Isso facilitou muito a vida da gente; em vez de ter que resolver na capital, tivemos tudo aqui mesmo em nossa cidade. Foi muito bom”, afirmou.

Coderse

Em Itabi, a Coderse colocou à disposição da população o mesmo atendimento feito na sua sede, em Aracaju, recebendo demandas e tirando dúvidas sobre a perfuração, instalação e manutenção de poços. Como forma de divulgar o trabalho realizado pela empresa na área de captação e abastecimento de água subterrânea da zona rural de todo Sergipe, a companhia expôs aos visitantes do ‘Sergipe é aqui’ a maquete de uma unidade de dessalinização do Programa Água Doce (PAD).

A Coderse realiza ações e opera recursos, material humano e expertise na infraestrutura hídrica para manter em funcionamento os 29 sistemas implantados no Seminário Sergipano. Ao mesmo tempo, está implantando mais três unidades em Carira, Poço Verde e Porto da Folha. No estado, a Seagri coordena o PAD, com as suas empresas vinculadas, Coderse e Emdagro, como executoras do programa.

/ Notícias / agricultura

Agricultores de Itabi aproveitam serviços da 27ª edição do ‘Sergipe é aqui’