Terça-Feira, 05 de Dezembro de 2023 às 18:15:00
'Sergipe é aqui' leva serviços da agricultura para a população de Nossa Senhora da Glória
Um dos serviços mais importantes foi o atendimento aos criadores de gado que foram buscar o comprovante de vacinação contra a Brucelose; em Glória, cerca de 90% do gado é leiteiro

A população de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, recebeu nesta terça-feira, 5, a 17ª edição do ‘Sergipe é aqui’. Assim como nas demais edições do programa itinerante do Governo do Estado, a Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) esteve presente juntamente com suas vinculadas - Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese).

Na ocasião, além de prestar esclarecimentos e tirar dúvidas dos agricultores, a secretaria de Agricultura distribuiu mudas de árvores frutíferas e fez a entrega de documentos do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), de certificados de vacinação contra a brucelose, de amostras de solo para análise, além de realizar a demonstração do projeto dessalinização de água ‘Água Doce’.

“Hoje estivemos em Glória, trazendo ações que fortalecem a agricultura familiar do nosso estado. Nesta edição, distribuímos 50 mudas de árvores frutíferas, entregamos 25 CAFs para impulsionar nossos agricultores, e ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) foram destinadas 30 amostras de solo, coletadas diretamente de propriedades rurais do município”, observou o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, que também destacou a entrega de 15 atestados de vacinação contra a Brucelose. “Foram 15 criadores comprometidos, que juntos imunizaram 120 vacas”, comemorou.

A agricultora Marilene dos Santos, de Feira Nova, município vizinho, planta milho e feijão e cria porcos e galinhas para garantir a sobrevivência de sua família, e foi até Nossa Senhora da Glória para receber seu CAF. “Esse documento é muito importante, porque eu tenho terra, sou produtora rural, e sei que, para a gente conseguir benefícios e garantir nossos direitos, é necessário estar com o documento atualizado. Estou muito satisfeita por ter recebido meu documento novo pelas mãos do governador Fábio Mitidieri”, festejou.

Morador do povoado São Clemente, o agricultor Paulo Soares Damasceno também foi até o município para receber o CAF, e saiu satisfeito por conseguir levar pra casa uma muda de árvore frutífera, produzida e certificada pela Emdagro. “Moro sozinho em meu sítio onde planto milho, feijão e tenho algumas árvores de frutas. Hoje consegui um pé de graviola, que eu tenho certeza vai me dar bons frutos”, disse, ao destacar a satisfação em receber o documento sem precisar se deslocar de sua cidade de origem.

José André de Santana esteve no local acompanhado de seu pai, Deginaldo José de Santana, e de seu irmão, Degivaldo José de Santana, para juntos receberem o certificado de vacinação do gado contra a Brucelose. Moradores do povoado Fortuna, eles criam gado leiteiro, cada um com dez cabeças, em suas propriedades. “A gente sabe da importância de manter os animais vacinados, para nossa segurança e do consumidor que compra nosso leite, então procuramos ficar sempre atualizados e participar de todas as campanhas que a Emdagro promove aqui no município”, ressaltou André.

De acordo com a chefe da unidade regional da Emdagro de Nossa Senhora da Glória, a médica veterinária Rita Selene, é importante que os produtores tenham essa consciência e mantenham seus animais vacinados. “Realizamos o programa ‘Saúde no campo’ para vacinação dos animais fêmeas, de vacas e bezerras, a fim de manter o controle da doença e os animais ficarem vacinados e imunizados contra a brucelose, atendendo o alto e médio sertão sergipano, onde a maioria, em torno de 90%, é de gado leiteiro”, explicou. Ela observa que a Emdagro realiza dois programas de vacinação anualmente, o programa Nacional da Febre Aftosa e da Brucelose. “Este  último é voltado para produtores que têm até dez animais fêmeas, tanto faz se for bezerro ou animal adulto”, acrescentou.

O ‘Sergipe é aqui' em Nossa Senhora da Glória também contou com a presença da Coderse, que atuou na recuperação de 75 pequenas barragens e outras três de médio porte. São quase 20 poços perfurados pela empresa, que também trabalha intensivamente nos poços que abastecem as duas unidades de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) no município. No dia anterior à 17ª edição do governo itinerante, o governador Fábio Mitidieri assinou, em Porto da Folha, a ordem de serviço para a construção da 30ª unidade do PAD.

/ Notícias / agricultura

Terça-Feira, 05 de Dezembro de 2023 às 18:15:00