Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2024 às 22:15:00
‘Sergipe é aqui’ chega à 20ª edição e leva serviços da Agricultura para Santana do São Francisco
Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca e órgãos vinculados marcaram presença na ação

A região do baixo São Francisco recebeu mais uma vez, nesta quinta-feira, 25, o programa ‘Sergipe é aqui’, que chegou à sua 20ª edição, quando as ações do governo itinerante chegaram ao município de Santana do São Francisco, a capital sergipana do artesanato de barro. Mais uma vez, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) marcou presença com suas vinculadas – Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) –, levando serviços e informações para os agricultores da localidade e de cidades vizinhas.

Como tem acontecido nas edições anteriores, a Emdagro fez a distribuição de 50 mudas de árvores frutíferas para quem visitou o estande da agricultura e fez um cadastro prévio. Foi o caso do senhor Tadeu Barreto Machado, que voltou para casa com um pé de abacate para plantar em seu sítio. “Tenho muitas fruteiras em minha propriedade: jaqueiras, pés de acerola, mangueiras. Também já tive um abacateiro, mas perdi, e agora consegui outro para plantar no lugar”, comemorou o agricultor, que trabalha em sua roça juntamente com a esposa e seus cinco filhos.

O jovem Gustavo de Almeida Santos, que também esteve no local para receber o certificado de vacinação contra a Brucelose de seus animais, ganhou uma muda de jaca, que levou para presentear sua avó. "Vim pegar meu certificado e vi que a Emdagro estava distribuindo mudas frutíferas, aí aproveitei e me cadastrei para receber. Vou presentear minha avó com essa muda de jaca, porque ela teve uma jaqueira que adorava e morreu há muito tempo", disse satisfeito. No município, foram vacinados 143 animais, de nove produtores locais, que são assistidos pelo escritório regional da Emdagro de Neópolis.

Em Santana do São Francisco, a Emdagro ainda fez a entrega de cinco Cadastros de Agricultor Familiar (CAFs) e de 34 amostras de solo, coletadas pelos técnicos da empresa, ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Entre elas estava a do agricultor José Altair Nery, que fez questão de entregar pessoalmente nas mãos do presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, e do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, gestor da pasta à qual o ITPS é vinculado. “Hoje está sendo um dia muito importante, porque tive a oportunidade de entregar às autoridades as amostras de solo que os técnicos da Emdagro realizaram em minha propriedade. Essa parceria entre a Emdagro e a secretaria é muito importante para nós, agricultores, que não temos condições de pagar uma análise dessa”, afirmou José Altair.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, foi uma satisfação voltar pela segunda vez à região do baixo São Francisco para levar ações do Governo do Estado. “Como o governador Fábio Mitidieri determinou, logo no início de sua administração, o ‘Sergipe é aqui’ será realizado em todos os municípios sergipanos, e nós, da Seagri, Emdagro, Coderse e Pronese estaremos juntos, realizando serviços e levando informações para o homem do campo. Hoje, em especial, viemos aqui para fortalecer essa tradição e essa cultura da atividade ceramista e aproximar ainda mais o governo e suas secretarias do povo desta região, trazendo benefícios para a população de Santana do São Francisco”, destacou.

Ações da Coderse

Também no município do baixo São Francisco, a Coderse fez a exposição de uma maquete, reproduzindo uma unidade de produção de água dessalinizada do Programa Água Doce, que atraiu a curiosidade de muitos visitantes.

Além disso, técnicos da companhia estiveram presentes, dando informações sobre a locação, perfuração, limpeza e teste de vazão em poços comunitários e ainda sobre a instalação, manutenção e recuperação de sistemas simplificados de abastecimento de água.

/ Notícias / agricultura

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2024 às 22:15:00