Sexta-Feira, 01 de Outubro de 2021 às 10:15:00
Secretaria de Estado da Saúde divulga programação para celebrar o Outubro Rosa
Campanha mobiliza os profissionais de saúde e toda a sociedade para a necessidade do cuidado da mulher com o seu corpo

O mês de outubro marca uma campanha mundial para conscientização e prevenção do Câncer de Mama. O Outubro Rosa mobiliza os profissionais de saúde e toda a sociedade para a necessidade do cuidado da mulher com o seu corpo.

O movimento Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de Mama é o de maior incidência na mulher, com 29,7% dos casos. Dados de 2020, apontam 66.280 novos casos da doença no Brasil. Também é o câncer que mais mata mulheres.

A pandemia da Convid-19, trouxe mais desafios para as mulheres no quesito da prevenção. Números divulgados pelo Ministério da Saúde mostraram que houve queda de 84% no número de mamografias feitas no país durante a pandemia do novo coronavírus, em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Precisamos criar ações para chamar a atenção das mulheres da necessidade do auto toque das mamas e procura pela rede de atendimento para fazer os exames anuais e, caso haja o diagnóstico do câncer de mama, o tratamento seja feito logo início da doença onde a chance de cura é muito grande”, disse a secretária da saúde, Mércia Feitosa.

Uma vasta programação foi preparada pela SES para comemorar a mobilização em torno do Outubro Rosa. Durante todo o mês, várias ações foram planejadas:

01/10 – Distribuição de laços e chocolates no Centro Administrativo da SES;
Distribuição de laços no Huse, MNSL, Banco de Leite e CER IV;
Iluminação rosa nos prédios do Huse, MNSL, no Centro Administrativo da SES.
07/10 – Dia da beleza no Centro Administrativo da SES.
08/10 – Dia da beleza e roda de conversa no CAISM.
13/10 – Dia da beleza no setor do Oncologia do HUSE.
20/10 – Live Outubro Rosa “O Cuidado Não Pode Parar”. Transmissão pelo Instagram da SES.
26/10 – Roda de conversa e relaxamento no CAISM.

/ Notícias / Saúde

Secretaria de Estado da Saúde divulga programação para celebrar o Outubro Rosa
Sexta-Feira, 01 de Outubro de 2021 às 10:15:00

01/10 – Distribuição de laços e chocolates no Centro Administrativo da SES;
Distribuição de laços no Huse, MNSL, Banco de Leite e CER IV;
Iluminação rosa nos prédios do Huse, MNSL, no Centro Administrativo da SES.
07/10 – Dia da beleza no Centro Administrativo da SES.
08/10 – Dia da beleza e roda de conversa no CAISM.
13/10 – Dia da beleza no setor do Oncologia do HUSE.
26/10 – Roda de conversa e relaxamento no CAISM.