Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2023 às 20:00:00
Fábio visita canteiro de obras do projeto que vai interligar terminal de gás natural
Expectativa é que sejam gerados mais de 700 empregos a partir desse empreendimento

Prosseguindo com a meta de promover o desenvolvimento socioeconômico da população sergipana, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, visitou o canteiro de obras da empresa Intech, responsável pela obra de construção do gasoduto de transporte de gás natural e infraestruturas de acesso necessárias para conexão do Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Eneva à malha da Transportadora Associada de Gás (TAG). Poderão ser gerados mais de 700 empregos.

No local, já estão armazenados parte dos tubos fabricados em aço carbono de liga especial, para a construção dos 25 quilômetros de gasoduto previstos no projeto do empreendimento. Ao todo, foram fabricados aproximadamente 2.400 tubos, com 12 metros de extensão e 24 polegadas de diâmetro, que serão recebidos no canteiro de obras, localizado no município de Barra dos Coqueiros. A empresa que conduzirá as obras é a Spiecapag Intech Engenharia.

O diretor da TAG, Ovídio Quintana, destacou a possibilidade de Sergipe ingressar no mercado de venda de gás a partir desse investimento. "Essa é uma obra extremamente estratégica para Sergipe, um estado produtor de gás, de energia, que tem um terminal de GNL. Esse gasoduto permite a conexão com o mercado brasileiro de gás, atraindo investimentos e ajudando no processo de abertura e de competição no mercado de gás", disse.

Já o governador agradeceu e disse que o Estado se coloca como parceiro na busca ativa por investidores. "É uma janela de oportunidades, um momento de investimento e Sergipe não pode perder essa chance de gerar emprego e desenvolvimento", falou, ao ressaltar os mais de 700 empregos que serão gerados.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, explicou os benefícios econômicos a longo prazo. "Tínhamos um terminal sem estar conectado à malha de transporte. Agora, teremos um gasoduto interligado a um gasoduto que vem do Rio de Janeiro e vai até o Ceará. No futuro, a Sergas pode ser cliente de distribuidoras que usarão essa malha, por exemplo".

As atividades de construção e montagem do gasoduto estão previstas para serem iniciadas em fevereiro, após a obtenção de todas as autorizações necessárias. A Licença de Instalação foi emitida pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) em dezembro de 2022.

Expansão

O gasoduto terá uma extensão de aproximadamente 25 km, perpassando os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete. O projeto representa mais um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, viabilizando o acesso de uma importante fonte de suprimento à demanda nacional do energético, atendendo não somente o estado de Sergipe, mas todas as regiões conectadas à malha nacional de transporte de gás natural, especialmente à do Nordeste, que está mais próxima.

Atualmente, a empresa estuda, junto ao Governo do Estado de Sergipe, a aplicação do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) para aquisição de bens para construção do gasoduto. Dessa forma, parte dos tubos produzidos ainda aguarda essa definição para ser enviada ao local da construção em Sergipe.

A previsão é que o gasoduto esteja em plena operação comercial a partir de meados de 2024.

Presenças

Na visita, também estiveram presentes o secretário da Secretaria Especial de Gabinete, Tiago Araújo; o superintendente-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes; o diretor-presidente da Sergas, José Matos; o diretor-presidente indicado da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães; a superintendente de Gestão Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Silvania Lisboa; o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese); a gerente tributária da TAG, Priscila Torres; o diretor gerente da Spiecapag Intech, Sébastien Prince; além da Relações Institucionais Nordeste da Eneva, Regina Rosário.

/ Notícias / Governo

Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2023 às 20:00:00