Quinta-Feira, 31 de Outubro de 2019 às 15:00:00
Atheneu Sergipense promove acolhimento aos alunos que farão o Enem
Atividades de relaxamento e descontração levaram mais tranquilidade aos estudantes

Faltando apenas três dias para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá no próximo domingo (03), o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, que oferta o ensino médio integral, promoveu na manhã desta quinta-feira (31), um aulão de acolhimento para os alunos do 3º ano que farão o Enem 2019. A ação é mais uma entre tantos projetos que continuam em andamento após a inauguração das obras de reforma e ampliação do Atheneu, em pleno funcionamento.

O evento lotou o auditório da unidade de ensino e contou com uma série de atividades direcionadas aos estudantes, visando promover uma manhã divertida e descontraída para os estudantes. “Nossa intenção é acolher os alunos, fazer uma aula motivacional. Queremos tirar um pouco o estresse e a ansiedade que eles possam ter e fazer com que tenham mais foco para as provas do Enem”, disse o diretor, Daniel Lemos.

Foram distribuídos aos estudantes alguns kits contendo garrafas de água mineral, barra de cereais, canetas pretas e mensagens motivacionais. Além disso, foram realizadas uma palestra, apresentação de dança, mensagem dos professores e exibição de vídeos com depoimentos dos pais dos alunos.

Atividades

Durante o acolhimento, os professores e equipe diretiva promoveram atividades com o objetivo de deixar os alunos mais tranquilos nesses dias que antecedem as provas do Enem.

A pedagoga Mary Regina Santos Matos, que coordenou todo o evento, falou sobre a importância desse momento para os estudantes. “Fazemos essa ação já há três anos, sempre próximo à data do Enem, para desestressar, dar palavras de conforto e de força a esses jovens. É um aulão motivacional em que estamos dando nosso apoio a todos eles nessa manhã divertida”, explicou.

Uma das atividades que mais animaram os alunos foi a encenação feita pelos professores, parodiando os personagens da novela “A Dona do Pedaço”. Vestidos a caráter, eles se intitularam “Os Donos do Pedaço” e deram aos estudantes a receita do sucesso para fazerem uma boa prova.

Houve ainda uma palestra motivacional, com o título “Você Quer, Você Pode”, ministrada pela coordenadora de Pós-Graduação da Faculdade Amadeus, Gisélia Varela. “Como esse é um momento de muita tensão e preocupação para os alunos, vamos fazer uma palestra com música e dança. O mais importante hoje é deixá-los relaxados, preparados e tranquilos. Fazer com que eles acreditem que estão preparados. A gente espera que eles realmente consigam alcançar o sucesso que querem”, disse a palestrante.

Foi realizado também um momento de dança, com o instrutor Paulo Neto, que colocou os alunos para movimentarem o corpo ao som de música dançante.

Momento de relaxamento

Os alunos aproveitaram bastante o acolhimento para relaxar nesse momento que antecede as provas do Enem. Foi o caso de Bruna de Jesus Bispo, que pretende fazer o curso de Estética. “A gente estuda o dia todo, se estressa, alguns também fazem cursinho, então é bem cansativo. Esse dia que prepararam para nós foi para que possamos nos desestressar e nos aliviar”, disse ela, que estuda o dia todo e ainda assiste a vídeo-aulas à noite.

A mesma opinião foi compartilhada por Gabriel Freire Rocha Bezerra, que quer fazer o Enem para Medicina Veterinária. “Eu estudo de manhã e de tarde na escola, e à noite reviso os assuntos em casa. Então um evento como esse nos ajuda a acalmar o nervosismo antes da prova, a distrair um pouco a mente para não ficarmos pensando somente no Enem”, declarou.

Para Daniela Braz dos Santos, aluna que pretende cursar Educação Física, esse é um momento de descontração que ajuda a acalmar a mente. “A gente estuda o dia inteiro, ainda reforça os assuntos com os colegas durante os intervalos e revisa em casa. Então esse acolhimento faz com que a gente relaxe e se prepare para ir com tudo nas provas do Enem”, afirmou.

Quem também elogiou a iniciativa foi sua colega Júlia Ellen Moreira Resende, que fará o Enem para o curso de Direito. “Diante de um ano tão conturbado, com problemas políticos e sociais e tanta pressão que se coloca sobre os alunos – pois o resultado do Enem é importante para a gente – , um  momento como esse serve para descontrair, a fim de que na hora da prova a gente tenha mais tranquilidade”, disse.

/ Notícias / Educa%C3%A7%C3%A3o,%20Cultura%20e%20Esportes

Atheneu Sergipense promove acolhimento aos alunos que farão o Enem