Quarta-Feira, 09 de Junho de 2021 às 13:15:00
Serviços da primeira etapa da reforma do Ginásio Constâncio Vieira se aproximam da finalização
Profissionais trabalham na conclusão das instalações hidráulicas, aplicação de cerâmica, entre outros acabamentos

As obras de reforma da primeira etapa do Ginásio Constâncio Vieira estão prestes a serem concluídas, e, tão logo as práticas esportivas coletivas voltem à normalidade, o principal espaço de esportes coberto do Estado receberá em seu palco, esportistas, atletas, artistas diversos, com todo o conforto e segurança para eles e para o público que os prestigiam.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), a revitalização do ginásio localizado na Rua Vila Cristina entre os bairros São José e Treze de Julho, será executada em duas etapas e recebe investimentos do Governo Federal no valor de R$ 3.391.020,21, referente à primeira delas.

Os serviços

Segundo o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, os serviços então na reta final. "Em virtude da pandemia, a empresa contratada para a execução dos serviços teve muita dificuldade no recebimento dos materiais por parte dos fornecedores, o que em alguns momentos provocou lentidão nas atividades. No entanto, impomos celeridade, e, atualmente 19 profissionais trabalham na conclusão das instalações hidráulicas, aplicação de revestimento cerâmico, finalização da pintura, alguns retoques e acabamentos, de modo que em no máximo 40 dias a primeira etapa estará concluída", explica.

A reforma

A primeira etapa da reforma do espaço esportivo contemplou a recuperação estrutural dos pilares, pórticos e vigas, remoção de todo o piso de assoalho, impermeabilização da cobertura total do ginásio com drenagem pluvial e aplicação de novo revestimento acústico, pintura, implantação de piso de alta resistência na circulação interna, revestimento cerâmico nas paredes e pisos dos banheiros e vestiários, substituição de todas as portas e esquadrias, execução de serviços de drenagem pluvial na área de circulação interna e externa.

Na parte externa do ginásio foram executadas a substituição e pintura do gradil, bem como a pavimentação do passeio em concreto desempolado, recuperação do  muro de concreto, recuperação da torre do elevador, substituição da pavimentação granítica e construção da casa de gás e de lixo e pintura.

Respeitando as regras da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT NBR 9050), o direito à acessibilidade está assegurado com a recuperação de rampas de emergência, aplicação de piso tátil, direcional e de alerta, implantação de mapa em braile na entrada principal, recuperação de guarda-corpos e complementos (ampliação) das arquibancadas,  além da instalação de novo elevador para tribuna.

A fim de proporcionar mais segurança aos usuários, foram instaladas portas corta-fogo e construídas quatro novas saídas de emergência, uma delas de dupla acessibilidade e outra cujo o acesso se dá para a Rua Vila Cristina.

Pólo esportivo nacional

Campeã mundial de caratê e premiada em diversas competições, a superintendente especial de esportes do Estado e integrante do Conselho Nacional do Esporte, Mariana Dantas, afirma que a reforma é a realização de um sonho dos esportistas. "Temos muito orgulho do Ginásio Constâncio Vieira, um patrimônio sergipano de mais de 40 anos e que já abrigou inúmeras competições esportivas, shows, espetáculos. A reforma dessa primeira etapa foi uma mobilização feita pelos deputados federais, Fábio Mitidieri e Fábio Reis, e pelo Governo do Estado para a captação dos recursos, e que o devolverá à sociedade ainda melhor e mais moderno", declara.

A superintendente destaca que com a reforma, o espaço se eleva a outro patamar no meio esportivo. "Estamos otimista com a finalização dessa primeira etapa e o início da segunda etapa, que será realizada com recursos do tesouro estadual. O ginásio não apenas atenderá a comunidade esportiva sergipana, como nos dará a possibilidade de abrigar grandes eventos nacionais e internacionais", ressalta.

Para Ubirajara Barreto, a reforma do Constâncio Vieira, será um marco para a realização de competições esportivas nos próximos anos em Sergipe. "O ginásio é um ícone, cujas instalações já sediaram grandes eventos, torneios e competições. Além dos elementos modernos executados, destacamos na revitalização, a remoção de todo o piso em assoalho e substituição por um sobrepiso de cimento polido em alta resistência e um tablado de material sintético específico para a prática de várias modalidades esportivas, sendo possível a sua remoção  quando o ginásio for utilizado para outras atividades (shows e apresentações artísticas), além da reativação do alojamento para os esportistas. Essas intervenções não apenas contribuem para o desenvolvimento na prática dos esportes, como torna as instalações do espaço semelhantes às dos edificados nas grandes cidades do país, deixando apto a sediar eventos de maior abrangência e complexidade ", afirma.

/ Notícias / Desenvolvimento

Quarta-Feira, 09 de Junho de 2021 às 13:15:00