Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2023 às 15:15:00
TV Aperipê realiza workshop sobre gestão em redes sociais na comunicação pública
Participantes experimentaram exercícios de ampliação e melhoria de conteúdos audiovisuais e uso otimizado das novas plataformas digitais

Após oferecer a estagiários e profissionais o curso ‘Voz e comunicação no jornalismo’, a TV Aperipê – emissora ligada à Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e ao Governo de Sergipe – realizou no sábado, 7, um novo módulo de aperfeiçoamento para sua equipe, o workshop ‘Gestão de redes sociais na comunicação pública’. O curso foi realizado na PopSpace pelos jornalistas e social media Rosângela Dória e Júnior Ventura.

O workshop foi aberto pelo diretor de Radiodifusão da Aperipê, Carlos Batalha, que exaltou o papel do social media na transformação da comunicação pública. “Quando assumi, as redes sociais da emissora estavam desativadas, o que causou surpresa, pois não se pode fazer comunicação pública sem mídias digitais. Retomamos as postagens. Estamos sempre atentos às transformações nessa área e esse curso foi a oportunidade perfeita para apresentarmos sugestões de melhorias na carreira dessa turma”.

Os conteúdos agradaram. Na avaliação de Paulo Raphael Araújo, estudante de Jornalismo da Unit e estagiário da TV Aperipê, o workshop foi além de uma experiência educativa. “Foi um trabalho honesto de compreensão do universo dinâmico das mídias digitais, com insights valiosos e abordagem prática. Agradeço pela oportunidade”, disse. A exemplo de Paulo, que integra o núcleo de rede social da emissora, os alunos experimentaram exercícios de ampliação e melhoria de conteúdos audiovisuais e uso otimizado das novas plataformas digitais.

A estudante de Jornalismo da UFS, Sofia de Cerqueira Gunes, destaca o aprendizado como bastante positivo para sua carreira e para o estágio na Aperipê. “O workshop sobre comunicação pública e gestão de redes sociais foi muito importante para entender mais sobre o papel das redes sociais dentro das emissoras públicas e aperfeiçoar as técnicas relacionadas às redes sociais”, comentou. Irys Layanne Victor, estudante de Design na Unit, afirma que leva a melhor das impressões do workshop. “Foi enriquecedor para todos. A troca de informações e ideias foi muito importante para essa nova fase de construção do plano de atividades das redes sociais da Aperipê. Como sou estagiária acrescentou no meu aprendizado e é uma experiência muito boa que com certeza levarei pra vida”.

Com vasta experiência em redes sociais, Rosângela Dória afirma que foi uma experiência gratificante passar conteúdos sobre comunicação pública para a turma da Aperipê.  “Trabalho com o digital há mais de 15 anos e vejo que as redes sociais se tornaram um excelente canal de comunicação para o setor público. E isso acaba se consolidando como uma nova vertente na carreira do jornalista. Atualmente não há mais como se pensar em jornalismo sem que isso passe pelo digital”, observou Rosângela, jornalista profissional, mestra em Educação e gestora de Conteúdo Digital.

“Hoje, mais do que nunca, estar no digital e saber como trabalhar com essas ferramentas é extremamente necessário para qualquer profissional de comunicação. Quando falamos sobre comunicação pública, é preciso entender algumas particularidades que este tipo de comunicação exige”, observa Júnior Ventura. Segundo ele, o curso veio exatamente para isso: auxiliar jornalistas e futuros jornalistas na construção de uma comunicação efetiva no digital entre o Poder Público e a sociedade. Ventura é jornalista profissional, mestrando em Cinema pela UFS, analista de Conteúdo Digital e Youtuber.

O worshop, com ensinamentos teóricos e práticos, ofereceu aulas de ‘Planejamento para mídias sociais’; ‘O uso das redes sociais na comunicação pública; 'Busca por referência (processo criativo)’; ‘Planejamento de conteúdo’; ‘ferramentas para edição de fotos e vídeos e uso de equipamentos’ e ‘Técnicas de gravação e edição’. Os participantes criaram conteúdos próprios e projetos de audiovisual para as redes da Aperipê, apresentados no final do curso.