Notícias

Sexta-Feira, 06 de Outubro de 2023 às 16:45:00
Serviços de apoio ao trabalho são destaques da 12ª edição do ‘Sergipe é aqui’
Nesta sexta, 6, foi a vez do município de Ilha das Flores sediar mais uma ação itinerante que contou com serviços do NAT, do Artesanato e da Economia Solidária, setores vinculados à Secretaria do Trabalho

Mais de 90 atendimentos de apoio ao trabalho foram realizados nesta sexta-feira, 6, durante a 12ª edição do Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’. A ação aconteceu no município de Ilha das Flores, no baixo São Francisco do estado, e contou com uma diversidade de serviços públicos e gratuitos destinados à população da região, entre eles, serviços da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), incluindo a realização de oficinas de artesanato e cadastro de jovens e de empregadores interessados no Programa Primeiro Emprego. 

Cleverton Silva foi um dos beneficiados. Acompanhado da sua avó, Maria Silva, ele recebeu orientações sobre a carteira de trabalho e previdência social (CTPS) digital e, rapidamente, conseguiu emitir a sua. Assim também aconteceu com Arlan Silva, que soube do serviço e marcou presença na Escola Estadual Manoel Antônio Pereira, onde foram ofertados os serviços do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), setor vinculado à Seteem. 

“Muito bom! Poupa trabalho de se deslocar. Fica mais perto, facilitou muito”, disse Arlan sobre a descentralização de serviços e a importância do ‘Sergipe é aqui’.

Na ocasião, também foram realizados cadastros e renovações de cadastros para emissão da Carteira de Artesão. Eduardo Rocha, Amazilde dos Santos e Camila da Silva foram alguns dos artesãos que aproveitaram o serviço. “Esse trabalho movimenta o município, agrega muita coisa. Só benefício para a população!”, afirma Eduardo, que é artesão há quase nove anos. 

Nessa edição, também não faltou comercialização de comidas. Com experiência de mais de 30 anos, Maria Filomena Pereira levou suas produções para vender durante a ação. Carinhosamente conhecida por Filó, ela conta que recebe encomendas semanais e mensais, e viu na produção de comidas um meio para gerar uma renda extra para si e para sua família. “Hoje, graças a Deus, estou feliz. Vendi tudo!”, conta sobre o sucesso de vendas com o público participante do ‘Sergipe é aqui’.

Oficinas 

O sucesso também foi estendido para as oficinas de confecção de fuxico e de biscuit, ministradas pelas artesãs Claudjane Pereira, da capital Aracaju, e Rosemeire Rocha, do município da Barra dos Coqueiros.

“Eu sinto que, além de [me sentir] realizada, estou contribuindo, de alguma forma, levando alegria para alguém, criando memórias. Talvez a pessoa se empolgue e faça disso [artesanato] uma renda extra ou terapia”, conta Claudjane, que realizou a oficina para cerca de 20 pessoas durante a ação.

A artesã, que tem participado de oportunidades de comercialização em eventos promovidos ou apoiados pelo governo, enfatizou a valorização do artesanato pela gestão estadual. “Este ano, para mim, está sendo um ano muito importante. Muitas realizações, muita visibilidade e não só questão de renda, mas conhecimento. A gente conhece pessoas diferentes, culturas diferentes, passa e aprende um pouco de cada coisa. A secretaria está abrindo espaço e visibilidade, a gente se sente valorizado”, afirma Claudjane.

Quem também compartilha do sentimento é Rosemeire, que ficou surpresa pelo público da sua oficina - crianças e adolescentes interessadas e apaixonadas pelo artesanato. “Me surpreendeu ver a meninada focada, e isso fez com que eu resgatasse, lá do início, o que eu aprendi a fazer a partir dos 12 anos de idade. Não valeria a pena ser uma artista, uma artesã, sem essa finalidade de estar compartilhando e levando tudo que eu aprendi com os meus avós”, conta. Ela acrescentou que considera que essa tem sido uma experiência ímpar de valorização do trabalho manual como agregador na qualidade de vida e na renda familiar. 

Pescadora e artesã, Noélia Santos esteve em uma das oficinas e elogiou o serviço e a realização do ‘Sergipe é aqui’. “A cidade ficou mais alegre, o dia ficou mais bonito. Tirei o dia de lazer, foi muito bom. Eu não necessito de nada [nenhum outro serviço], estou em dia com minhas documentações, mas só de ver que o que traz para outras pessoas que necessitam, é muito bom”, destaca.

Lane Silva, também artesã e pescadora, destacou a importância dessas oficinas de artesanato para obtenção de novos conhecimentos. “Aprender e aprimorar o trabalho. Isso serve para mim, que trabalho com laços, e aprendendo [biscuit] é melhor, porque eu já não compro, eu faço”, contou.

Serviços

Mais de 150 serviços foram levados por secretarias, órgãos e autarquias da gestão estadual a Iha das Flores na 12ª edição do ‘Sergipe é aqui’ nesta sexta-feira, 6.

Por intermédio da Seteem, houve a realização de orientações sobre a carteira de trabalho e previdência social (CTPS) digital; cadastro de empregadores para captação de vagas; cadastro e atualização de cadastro de trabalhadores em busca de emprego; cadastro para recebimento do Seguro-Desemprego; cadastro de jovens para o Programa Primeiro Emprego; cadastro de Empregadores para o Programa Primeiro Emprego; exposição e venda de artesanatos; cadastro e atualização de cadastro da Carteira de Artesão; oficina de confecção de fuxico e de biscuit; orientações sobre inscrição nos editais para feiras de artesanato; orientação para artesãos que queiram captar recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG); comercialização de alimentos; e cadastro de empreendimentos econômicos populares e solidários.