Notícias

Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023 às 17:30:00
Serviços de apoio ao trabalho e de impulsionamento do artesanato local foram destaques do ‘Sergipe é aqui’ em Riachuelo
A ação itinerante aconteceu nesta sexta-feira, 20, e contou com serviços públicos e gratuitos ofertados pela Secretaria do Trabalho

Foi com o objetivo de resolver algumas pendências na carteira de trabalho que Maria Lúcia Silva marcou presença na 13ª edição do ‘Sergipe é aqui’, ocorrida nesta sexta-feira, 20, no município de Riachuelo, na Grande Aracaju. “Quantas vezes têm essas coisas em outro lugar e a gente não tem como se locomover para lá? Tendo na cidade, é mais vantagem. Consegui resolver o meu problema”, contou dona Lúcia sobre a sua experiência com os serviços prestados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) durante a ação itinerante. 

Foram quase 40 atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), setor vinculado à pasta. Além de orientações sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, também houve o cadastramento de jovens interessados na oportunidade de qualificação técnica e de promoção de experiências profissionais ofertadas pelo Programa Primeiro Emprego (PPE), lançado em agosto pelo Governo do Estado. 

No âmbito do artesanato e do empreendedorismo, a ação impulsionou ainda mais a exposição e comercialização de produtos artesanais produzidos na região. Cadastro para emissão da Carteira de Artesão e participação em oficinas de retalhos e macramê também foram alguns dos destaques. 

A artesã Valdinete Lameira foi uma das oficineiras. Conhecida pela singularidade do trabalho artesanal que realiza, ela conta que compartilhar bons ensinamentos é uma forma de se eternizar. “A cada aluno e a cada curso que eu dou, eu vou me eternizando, porque mais para frente, eles também podem ensinar e vão dizer: ‘eu aprendi com Tia Val’. O professor de artesanato é isso, ele se eterniza a cada trabalho”, destacou. Atualmente, ela se dedica ao reaproveitamento de materiais, as famosas “sobras”, para produção de novos produtos. 

Carinhosamente conhecida por tia Val, ela conta que entrou no universo do artesanato ainda pequena, aos seis anos, com uma vizinha que sentava na porta de sua casa e ensinava a fazer crochê. Desde então, não parou mais. “O artesanato me sustentou no tempo em que estava desempregada. Através dele eu me alimentava, me mantinha. É isto que eu falo para minhas alunas: ‘o artesanato salva vidas, ele transforma e alimenta’”, contou. 

Entre as aprendizes de dona Val, está Marilene Santos, também artesã. “É um trabalho muito lindo este que nós fazemos, tirando o lixo da natureza e transformando em luxo, e, também, aumentando um pouquinho a renda”, disse.

Sergipe é aqui

O ‘Sergipe é aqui’ já marcou presença nos municípios de Boquim, Propriá, Porto da Folha, Estância, Carmópolis, Nossa Senhora das Dores, Frei Paulo, Itabaianinha, Itaporanga d’Ajuda, Capela, Santo Amaro das Brotas e Ilha das Flores. Nesta sexta-feira, 20, aconteceu a 13ª edição no município de Riachuelo. 

Todos os 75 municípios sergipanos serão beneficiados com a oferta de serviços públicos, gratuitos e itinerantes que integram um conjunto de ações desenvolvidas e ofertadas por secretarias, órgãos e autarquias da gestão estadual durante as edições do ‘Sergipe é aqui’, a fim de democratizar o acesso dos sergipanos aos serviços e ampliar as oportunidades de desenvolvimento e geração de renda no estado.