Notícias

Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023 às 15:45:00
Secretaria de Educação leva atividades de leitura, contação de histórias e emissão de certificados escolares no ‘Sergipe é aqui’
A participação da Seduc foi considerada pelos técnicos como uma das edições mais exitosa

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) levou para a população de Riachuelo, nesta sexta-feira, 20, um elenco de serviços educacionais e culturais, como parte da 13ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’. Um centro de apoio foi montado na Escola Municipal Eulina Vasconcelos, ofertando atividades da Biblioteca Pública Epiphanio Dórea e dos departamentos da Seduc, a exemplo do procurado atestado de veracidade e regularização de vida escolar de escolas extintas.

Em uma das tendas instaladas na praça principal, o Arquivo Público de Sergipe realizou uma oficina de leitura paleográfica de um documento de 1874 que trata de um processo de escravidão no município de Propriá.

Participante da oficina, o estudante Célio Roberto, da 2ª série do Ensino Médio, destacou como importante participar de atividades relacionadas à história, inclusive porque, segundo ele, complementa os conteúdos dados pelos professores em sala de aula. “Essa palestra nos permite conhecer mais. Tem muita gente que até desconhece os fatos históricos mencionados aqui”, avaliou.

Entre os atendimentos no centro de apoio da Seduc, um dos mais procurados foi o serviço de emissão de certificados, guias de transferência, oferta de exames de certificação e requisição de documentos de certificação.

A assessora do Departamento de Inspeção Escolar da Seduc (Dies/Seduc), Maria Idene Santana, destacou como muito produtiva a participação da Seduc em Riachuelo, já que nos municípios há escolas particulares e públicas extintas, em que os alunos nunca procuraram os certificados de conclusão. “Atendemos escolas que entraram com o processo de regularização da vida escolar. Foi uma das edições que mais nos procuraram”, disse.

Além de serviços escolares para a população do município, a Seduc também ofertou, por meio da Biblioteca Pública Epiphanio Dórea, oficina de pintura, contação de histórias, oficinas de leitura, caixinha literária, sarau aberto, dialeto local, poemas 'de gaveta' do município, e homenagem ao filho ilustre da terra, Enéas Gabriel, escritor que resgata a memória da cidade através de documentos, registros, textos e poemas.

A proposta do Governo de Sergipe com a realização do ‘Sergipe é aqui’ é atingir os 75 municípios sergipanos durante os quatro anos de gestão. Doze outras cidades já foram contempladas. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e se firma como uma importante ferramenta de aproximação da administração pública estadual da população sergipana.