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Terça-Feira, 12 de Setembro de 2023 às 12:45:00
Santo Amaro das Brotas recebe a 11ª edição do programa 'Sergipe é aqui'
As atividades terão início a partir das 8 horas, concentrando-se na Escola Estadual Esperidião Monteiro

Nesta sexta-feira, 15, a partir das 8 horas, a cidade de Santo Amaro das Brotas receberá a 11ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’. A iniciativa, realizada pela gestão estadual, tem como principal objetivo atender as necessidades da população local, oferecendo uma ampla gama de serviços essenciais em um único local e dia. A ação acontece na Escola Estadual Esperidião Monteiro e contará com a presença e a colaboração de diversos órgãos governamentais, incluindo a Secretaria de Estado da Administração (Sead).

O Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), vinculado à Sead, também marcará presença no evento, oferecendo uma diversidade de serviços essenciais. Além disso, a Defensoria Pública do Estado estará presente, disponibilizando seus serviços nas instalações do Ceac. Outro órgão participante será o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), que contribuirá para a oferta de serviços como a emissão do Passe Livre Intermunicipal para idosos acima de 65 anos e para pessoas com deficiência (PcD).

O superintendente de Inovação da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (Sigac), Rodrigo Farias, destaca a importância do ‘Sergipe é aqui’ como um reflexo do compromisso do Governo do Estado em servir à comunidade, ouvindo suas necessidades e fornecendo soluções práticas. Para ele, a iniciativa demonstra a relevância de levar os serviços governamentais diretamente às cidades, tornando a vida dos cidadãos mais fácil e eficiente. “A 11ª edição promete ser mais um sucesso na jornada de melhorias para o povo sergipano”, afirmou.

Outros serviços

Entre os serviços que serão ofertados pela Sead na 11ª edição do ‘Sergipe é aqui’ estão:

Serviços rápidos: despachos administrativos da Sead; emissão de certidões negativas (Justiça Federal, Justiça estadual, quitação eleitoral e crime eleitoral); solicitação de segunda via fatura Energisa e Deso;

DER/SE: emissão de Passe Livre Intermunicipal idoso acima 65 anos e para PcD;

Defensoria Pública: gratuidade para certidão de nascimento, casamento e óbito; ações familiares: pensão alimentícia, divórcio, união estável, guarda, visita, entre outros; orientação jurídica do direito do consumidor, civil em geral e criminal; orientação em relação a procedimentos de saúde: cirurgia, exames, medicamentos, UTIs, internações, consultas, fraldas, suprimentos e outros não disponibilizados pelo SUS.

Documentação necessária

Para ter acesso aos serviços descritos, é fundamental que o cidadão esteja atento aos documentos necessários para cada um deles:

Passe Livre Idoso: é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda igual ou inferior a dois salários mínimos e uma foto 3×4. Caso o idoso esteja presente, não será necessário apresentar a foto;

Passe Livre PcD: são necessários RG e CPF originais e cópias, comprovantes de residência e de renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo. Se o solicitante não possuir renda, deve apresentar o CNIS (INSS). Caso a renda seja superior a um salário mínimo e tenha dependentes, é preciso levar a cópia do RG ou certidão de nascimento dos filhos menores de idade ou do CNIS do cônjuge. Além disso, é necessário apresentar um relatório médico atual com CID ou um exame atual que comprove a deficiência, cartão do SUS e, no caso de deficiente visual, anexar à acuidade visual e, no caso de deficiente auditivo, anexar à audiometria;

Emissão de certidões negativas: é necessário apresentar RG ou CNH;

Serviços da Energisa: é necessário apresentar o CDC conta de luz ou CPF;

Serviços da Deso: é preciso apresentar CPF e a matrícula da conta;

Serviços da Defensoria Pública: é preciso RG e CPF, certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia), comprovante de residência; comprovante de renda (caso seja beneficiário da bolsa família, apresentar cartão).