Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2024 às 10:50:00
Santana do São Francisco receberá 20ª edição do ‘Sergipe é aqui’ na quinta-feira, 25
Mais de 160 serviços serão ofertados à população; novidade desta edição são os serviços disponibilizados por meio da carreta do Qualifica Sergipe, resultado da parceria entre a Seteem, Senai/SE e a prefeitura

Mais um município do baixo São Francisco receberá ‘Sergipe é aqui’. Desta vez, a ação da gestão estadual acontece em Santana do São Francisco, nesta quinta-feira, 25. Localizada a 121 quilômetros de Aracaju, a ‘capital do artesanato sergipano de barro’ será o 20º município a receber o Governo Itinerante, programa do Governo de Sergipe que tem interiorizado os serviços e ações realizados pelos órgãos da administração estadual. Os mais de 160 serviços de diversas secretarias e autarquias do governo serão iniciados a partir das 8 horas, no Centro Administrativo Raymundo Firpo Cruz.

Segundo produtor de banana do estado e quarto de tomate, Santana do São Francisco tem sua economia principal conhecida pelo artesanato. Com a ação do ‘Sergipe é aqui’, os munícipes terão a oportunidade de desfrutar de diversos serviços essenciais, como atendimentos médicos, vacinação, emissão de documentos, orientações jurídicas e muito mais. Além disso, o município contará com a presença de autoridades locais e estaduais, possibilitando um diálogo direto entre as demandas da população e os representantes governamentais.

Serviços

Nesta edição, a novidade é a presença da carreta Qualifica Sergipe. Nela serão realizadas as inscrições para os cursos de mecânico de manutenção de motocicletas, salgados de lanchonete e confeitaria artesanal. A ação é resultado da parceria intermediada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SE) e a Prefeitura de Santana do São Francisco.

As inscrições tiveram início na segunda-feira, 22, e se estendem até a próxima sexta-feira, 26, das 8h às 14h, na Secretaria Municipal da Mulher e do Idoso, localizada no Conjunto Murilo Honorato de Lima, Rua A - n°30.79, em Santana do São Francisco. Os interessados devem levar uma cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência. Os cursos serão realizados posteriormente.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e criado com a finalidade de aproximar a gestão estadual da população do interior do estado, o programa do Governo do Estado disponibiliza à população nos municípios serviços e ações prestados por mais de 20 secretarias, órgãos e autarquias da administração pública estadual.

Para o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, ao destacar as potencialidades locais, o evento deixa um impacto duradouro, impulsionando o progresso das comunidades. “Por meio do ‘Sergipe é aqui’, temos conseguido humanizar e facilitar o acesso da população do interior aos mais diversos serviços da administração estadual. Nas 19 edições já realizadas, o programa conseguiu alcançar mais de 90 mil pessoas, em 19 cidades, percorrendo desde o litoral até o sertão. A iniciativa tem sido essencial para promover a cidadania e a inclusão social, impactando positivamente a vida de milhares de sergipanos”.

Expectativa

De acordo com a gestão municipal, o programa ‘Sergipe é aqui’ chegou sendo uma ponte de acesso a diversos serviços públicos que atendem a muitas demandas e necessidades da comunidade. Segundo o prefeito do município, Ricardo Roriz, a expectativa já é grande entre a população. “É um trabalho conjunto de grande impacto social que vai além de competências técnicas. É sobre adequar o conhecimento à realidade local e ter um olhar humano de empatia para compreender as nossas vivências e realizar ações políticas efetivas. Nós construímos uma relação positiva com o governador Fábio Mitidieri, que tem sido um bom amigo na vida e um grande aliado em pautas importantes para o desenvolvimento do município. Estamos unindo esforços para trazer benefícios e melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos santanenses”, salientou.

O gestor municipal ressaltou ainda a importância da parceria para a realização do evento. “A realização do ‘Sergipe é aqui’ em Santana do São Francisco fortalece os laços entre o município e o governo estadual. A nossa presença destaca a colaboração entre as esferas governamentais, promovendo o desenvolvimento local e a união para o benefício da população”, destacou.

‘Sergipe é aqui’

O objetivo do programa do Governo de Sergipe é aproximar a administração pública das comunidades do estado, levando benefícios e serviços diretamente para a população. O programa itinerante do Governo do Estado já passou pelos os municípios de Boquim, Porto da Folha, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Itabaianinha, Estância, Frei Paulo, Itaporanga d’Ajuda, Capela, Carmópolis, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Riachuelo, Campo do Brito, Tobias Barreto, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória e Laranjeiras e Gararu.