Notícias

Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023 às 16:30:00
Projetos que aliam tecnologia a agricultura são levados para Riachuelo durante 'Sergipe é aqui'
Estande da Sedetec ofertou serviços do SergipeTec, ITPS, Codise, Jucese e Fapitec

Nesta sexta-feira, 20, a caravana do Governo do Estado chegou ao município de Riachuelo para a realização da 13ª edição do 'Sergipe é aqui'. Durante o evento, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas apresentaram aos moradores do município suas ações e serviços, proporcionando um espaço de interação e troca de conhecimento entre os participantes.

Por meio da Biofábrica, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) apresentou aos riachuelenses informações sobre melhoramento de plantas, inovação e empreendedorismo. “A tecnologia está presente em todas as áreas, inclusive na agricultura, a exemplo de mudas melhoradas geneticamente por meio da nossa biofábrica. São mudas mais fortes e que resistem mais às intempéries do tempo e às pragas”, explicou a analista de Inovação do SergipeTec, Thyara Merlo.

O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura de Riachuelo, Wellington de Almeida, foi conhecer o estande do sistema Sedetec. “Eu achei os programas interessantes para aplicar no campo, principalmente com relação às mudas geneticamente melhoradas e as energias renováveis, como solar e eólica. Temos aqui áreas de reforma agrária que precisam muito desse acompanhamento e de união entre a tecnologia e a tradição de plantio. É muito importante trazer essas informações para as pessoas do campo”, destacou.

Ainda na temática do campo, o Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) levou orientações sobre a importância das análises de solos, água e alimentos e ofertou 30 amostras gratuitas para análise de fertilidade de solo completa. De passagem pelo estande, o agricultor Ivanildo Correia tirou dúvidas sobre a sua plantação. “Na minha área, tenho muitos coqueiros, que planto com a finalidade de comercializar os côcos, e também bananeiras e mangueiras. A análise de solo é importante para não fazer uma plantação aleatória, e sim uma plantação técnica e, assim, evitar prejuízo”, disse.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, o ‘Sergipe é aqui’ é uma oportunidade de conhecer e atender as necessidades locais. “Esse evento proporciona um espaço de interação direta entre o governo e a comunidade, isso facilita reconhecer e atender às demandas da região. Assim como em outros municípios, a população de Riachuelo pode se beneficiar por meio da aplicação de inovações tecnológicas e projetos de empreendedorismo, fomentados pela Sedetec e vinculadas justamente para estimular o desenvolvimento socioeconômico da população”, pontuou.

Além disso, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE) também marcaram presença no município para fazer o atendimento das demandas locais.