Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023 às 17:00:00
População de Nossa Senhora da Glória recebe 17ª edição do ‘Sergipe é aqui’ nesta terça-feira, 5
As atividades serão iniciadas a partir das 8 horas, concentrando-se na Escola Municipal Tancredo Neves

O município de Nossa Senhora da Glória, localizado no alto sertão sergipano, receberá a 17ª edição do programa de Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’ nesta terça-feira, 5. Na ocasião, serão ofertados mais de 170 serviços de diversos órgãos, autarquias e secretarias da administração estadual. As atividades serão iniciadas a partir das 8 horas e se encerram às 16 horas, concentrando-se na Escola Municipal Tancredo Neves.

O ‘Sergipe é aqui’, programa do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), foi criado com a finalidade de aproximar a gestão estadual da população do interior do estado, demonstrando o compromisso da administração com a interiorização das ações governamentais. Assim como nas edições anteriores, na 17ª edição da ação serão ofertados emissão de RG, atendimentos de saúde, cidadania, educação, assistência, prática de atividades esportivas e muito mais.

“O 'Sergipe é aqui' é um programa que tem o DNA do governo Fábio Mitidieri, que é uma gestão comprometida com a humanização, que quer estar mais próxima do sergipano e da sergipana, conhecendo de perto as suas necessidades e promovendo ações para melhorar a sua vida. Em Nossa Senhora da Glória, chegamos à 17ª edição do programa, ampliando a oferta de serviços, que no início eram 150 e hoje já chegam a mais de 170”, indica o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo.

O Governo Itinerante também já visitou os municípios de Boquim, Porto da Folha, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Itabaianinha, Estância, Frei Paulo, Itaporanga d’Ajuda, Capela, Carmópolis, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Riachuelo, Campo do Brito, Tobias Barreto e Poço Verde. A intenção é contemplar todos os 75 municípios sergipanos até o final de 2024.

Expectativas

Com uma população de mais de 40 mil habitantes, Nossa Senhora da Glória se destaca pela atuação no setor agropecuário, com ênfase para a produção de leite e derivados, a exemplo de bebidas lácteas, manteiga, queijos, requeijão cremoso e soro de leite em pó. Segundo dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), naquele ano o município apresentou a segunda maior produção de leite de vaca do estado e a décima maior do Nordeste, com 49.475 litros produzidos. Além disso, de acordo com o Observatório de Sergipe, entre 2018 e 2020, 86% das  indústrias de transformação do leite do estado estavam concentradas em Nossa Senhora da Glória, sendo que a maioria delas é formada pela agricultura familiar.

Segundo o assessor de Comunicação da Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, João Paulo, os glorienses estão com altas expectativas para a chegada do programa de Governo Itinerante ao município. “O ‘Sergipe é aqui’ tem uma importância fundamental na descentralização dos serviços ofertados pelo governo sergipano, levando-os às pessoas que têm difícil acesso, e os glorienses têm demonstrado muita expectativa. Crianças, adultos e idosos já estão se programando para participar dessa ação itinerante que vai até o cidadão”, disse.

Nesse sentido, ele acredita que a união de forças entre Estado e município é fundamental. “A parceria entre os entes públicos é essencial para que os serviços ofertados cheguem até o cidadão, facilitando assim, a diminuição de filas e desburocratizando o acesso. A prefeitura municipal está desenvolvendo divulgação em rádios, carros de som, redes sociais, uma mobilização para que no máximo de pessoas saibam desta ação e compareceram para usufruir dos serviços”, detalhou.