Notícias

Sexta-Feira, 06 de Outubro de 2023 às 12:00:00
População de Ilha das Flores recebe 12ª edição do 'Sergipe é aqui'
Programa itinerante do Governo de Sergipe ofereceu diversos serviços da administração estadual na Escola Estadual Manoel Antônio Pereira

Mais uma vez, a região do baixo São Francisco foi contemplada com os serviços do ‘Sergipe é aqui’. Nesta sexta-feira, 6, o programa de Governo Itinerante chegou à sua 12ª edição no município de Ilha das Flores. As ações se concentraram na Escola Estadual Manoel Antônio Pereira, localizada na Praça Santo Antônio. No total, foram prestados mais de 150 serviços por mais de 20 secretarias e órgãos da administração pública estadual. 

A iniciativa do Governo de Sergipe tem como objetivo atingir os 75 municípios sergipanos durante os quatro anos de gestão. Depois de Ilha das Flores, será a vez de o município de Riachuelo receber o programa, no próximo dia 20. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e se consolida como um programa que aproxima a administração pública estadual da população sergipana. 

Instituto de Identificação 

Um dos serviços mais procurados pela população de Ilha das Flores foi o de emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade. Quem aproveitou o serviço foi o casal Renan Elton de Silva e Ramily Silva. Eles se casaram recentemente e decidiram atualizar seus documentos com o novo estado civil. “Eu sou do Rio de Janeiro e moro há pouco tempo na cidade. Estou bem satisfeito com a estrutura montada pelo governo”, elogiou Renan. De acordo com o autônomo, a proposta é interessante, já que reúne diversos serviços num lugar só.  

A operadora de caixa Evellyn Silva foi acompanhada dos dois filhos para atualizar a carteira de identidade. “As nossas identidades já estavam vencidas, então a vinda do ‘Sergipe é aqui’ facilitou muito a minha vida e a de vários moradores daqui”, destacou. 

Trabalho, emprego e empreendedorismo

No estande da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a população teve acesso a orientações sobre a carteira de trabalho, cadastro de empregadores para captação de vagas de emprego, além de exposição e comercialização de artesanatos. 

Durante o evento, mulheres do município participaram de diversas oficinas, entre elas a de biscuit e fuxico. A manicure Clesia França sempre teve curiosidade em aprender biscuit, mas nunca teve oportunidade. “Eu estou achando uma maravilha essa oficina aqui. É uma novidade para a gente que mora aqui na cidade”, destacou.

Já a artesã Maria das Graças contou que aproveitou a oficina de fuxico para aprimorar o que já sabia. “Nunca é tarde para aprender algo novo ou até melhorar o que a gente sabe fazer. Além disso, a gente precisa passar o que sabe para outras pessoas aprenderem também”, disse, encantada com a estrutura montada pelo governo. De acordo com ela, o ‘Sergipe é aqui’ é também uma vitrine para os trabalhos artesanais produzidos pela população local.   

Outro serviço oferecido pela Seteem é a emissão da carteira do artesão. Para solicitar o documento, é necessário que o artesão compareça munido de original e cópia de RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. A artesã Amazilde Gonçalves não perdeu tempo e foi fazer seu cadastro. “Desde criança eu faço bordado e crochê. Há muito tempo já tive a carteira de artesão, mas venceu, e hoje pude me cadastrar de novo”, comemorou. 

Saúde 

Na área da saúde, os moradores de Ilha das Flores puderam realizar consultas médicas e odontológicas, exames, cadastro de doadores de medula óssea, além de testes rápidos. As carretas do Homem e da Mulher e a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ estavam na praça Santo Antônio para a realização de consultas, e também foram um dos serviços mais procurados nesta edição. 

O programa ‘Sorrir Sergipe’ também ofereceu avaliação bucal para a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca, para a população de Ilha das Flores. A pescadora Vanusa Maria Dantas saiu de casa decidida a fazer um check-up em sua saúde, então chegou cedo ao espaço destinado ao ‘Sergipe é aqui' e fez seus exames anuais na Carreta da Mulher. “Estou achando ótimo, um atendimento excelente. Amei. Agora vou me consultar com um dentista, cuidar do meu sorriso, fazer uma limpeza”, detalhou.

O aposentado Milton Mendes também aproveitou a estrutura do governo para cuidar da sua saúde. “Vou me consultar com um clínico geral e fazer alguns exames para saber como está minha saúde”, contou.

Além desses serviços, os moradores que já estão regulados realizaram o cadastro no ‘Opera Sergipe’, programa do Governo do Estado que tem como objetivo ampliar a oferta de cirurgias eletivas. 

Castramóvel

Sob a supervisão da Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal), o castramóvel oferta mais de cem consultas por edição, atendendo a necessidade de controle populacional de caninos e felinos, em especial para tutores de baixa renda. Além da castração animal, a SupAnimal faz a aplicação de vacina antirrábica. 

Tutora do cachorro Apolo, a autônoma Erika Vanessa aproveitou o Castramóvel para realizar a tão sonhada castração no seu animal de estimação. “Essa é uma oportunidade muito boa para quem tem animal e precisa fazer a castração. Já tinha um tempo que eu queria fazer, e agora foi melhor: na minha cidade e de graça, né? Tudo pela proteção e cuidado do meu cachorro”, afirmou, satisfeita com a qualidade do serviço. 

Além disso, Erika destacou a praticidade oportunizada pela estrutura do evento. “Eu gostei muito, porque até meu marido e meu irmão vieram resolver questões no Detran. Está sendo uma boa oportunidade para todos da cidade, porque são vários serviços ofertados de uma vez só, e o melhor, de maneira econômica para a gente”, opinou. 

Outros serviços 

A Defensoria Pública levou diversos serviços jurídicos à população de Ilha das Flores, a exemplo de emissão de certidões de nascimento e casamento, como explica a defensora pública Natalie Brito. “A gente também está prestando orientações jurídicas, seja para guarda, para alimentos”, exemplificou. 

No estande da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a dona de casa Maria Genilda aproveitou para adquirir mudas de plantas para diversificar as frutas de seu quintal. “Minha intenção é aumentar a variedade e também, pensando no futuro, garantir sombra na minha casa”, disse.

Já a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) ofereceu práticas esportivas para os moradores do município de Ilha das Flores. 

Por meio do Banco do Estado de Sergipe (Banese) a população ilha-florense pôde abrir conta, negociar débitos, contratar crédito e pagar tributos estaduais, como taxas do Detran e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). 

O 'Sergipe é aqui' é também uma oportunidade de resolver pendências com o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). O órgão levou mais de de 30 serviços, como informações sobre exames médicos, prova teórica, pontuação e biometria durante o processo de formação de condutores; solicitação de requerimento de renovação; emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) e Certificado de Licenciamento anual Eletrônico (CRLV-E); autorização para transferência de propriedade eletrônica ou recibo de venda (ATPV-E); atualização de endereço; comunicação de venda, vistoria de veículos particulares e públicos; e palestras educativas com temáticas ligadas ao trânsito.