Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023 às 16:15:00
População de Capela aguarda com expectativa a 10ª edição do ‘Sergipe é aqui’
Serão mais de 150 serviços ofertados, executados simultaneamente por 20 secretarias, órgãos, fundações e autarquias diferentes

Na próxima quinta-feira, 24, a cidade de Capela, no leste sergipano, será palco da 10ª edição do governo itinerante ‘Sergipe é aqui’.  A comunidade local aguarda com grande expectativa o evento, que tem como objetivo aproximar o cidadão da administração pública estadual e levar diversas ações e serviços para a população. A ação será realizada na Creche Dona Zinha, das 8h às 16h.

Além de serviços, o ‘Sergipe é aqui’ proporciona maior contato entre o governo e a população, possibilitando que as demandas e necessidades locais sejam ouvidas e atendidas de forma mais efetiva. Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri estará presente despachando e levando importantes investimentos.

A iniciativa tem sido muito bem recebida pela população, que vê no programa uma oportunidade de acesso aos serviços públicos e de estabelecer um diálogo direto com as autoridades estaduais. Essa é a expectativa do trabalhador rural aposentado Reginaldo da Cruz Santos, 66 anos, morador do povoado Pirunga, em Capela. “Com certeza, vai ajudar bastante. Esse olhar do Governo do Estado com nosso município é muito importante. Estou ansioso para acompanhar e participar das ações e das consultas”, declarou o aposentado.

Também animado com a ação está a servidora pública Zamires Teles Melo, 32 anos. Grávida de 8 meses, a funcionária pública espera usufruir dos serviços pela Secretaria de Estado da Saúde, que estará no evento com a unidade móvel, disponibilizando exames e consultas.  “Uma oportunidade como essa não podemos perder, principalmente, nessa reta final de gravidez em que tenho que ter um acompanhamento maior. Inclusive, a minha mãe também vai participar para trocar a identidade”, revelou.

O aposentado Cristóvão Melo, 64 anos, considera a ação importante para o município.  “É uma ótima oportunidade de termos acesso a serviços que às vezes não temos aqui. Estou contente, vai ser muito bom para a população, vai ajudar no desenvolvimento”, disse.

Maria Neuza Santos da Silva, 49 anos, disse que vai aproveitar o ‘Sergipe é aqui’ para renovar o documento de identidade.  A ação será um dos serviços oferecidos pela Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação. “Vai ser uma maravilha. Vou aproveitar mesmo para renovar a minha identidade que está vencida. Essa ação veio em boa hora porque aqui é uma dificuldade para renovar o documento, demora muito e tendo o serviço na hora já facilita”, ressaltou.

Parceria

Além dos serviços disponíveis à população, o programa também contribui para a valorização e o desenvolvimento da região, ao promover a visibilidade e a atração de investimentos. A expectativa é que a população de Capela compareça em grande número ao evento, aproveitando as diversas opções oferecidas pelo governo itinerante. É o que espera o secretário municipal de Cultura, Comunicação e Eventos de Capela, Márcio Santana.

“A expectativa é muito grande, principalmente, neste mês em que o município comemora 190 anos de emancipação política. Então, é gratificante para a gestão municipal, participar dessas ações, que vêm aproximando o Governo do Estado junto à população de cada município que é assistida. Estaremos dando total apoio à logística, para que o evento possa acontecer da melhor maneira possível”, disse.

O secretário ressaltou ainda que os serviços da gestão municipal estarão também à disposição da população em parceria com o governo estadual.  “As secretarias do município, a exemplo da Saúde, Educação, Assistência Social, estarão trabalhando de forma conjunta com o Governo do Estado complementando os serviços disponibilizados à população”, informou.

Sergipe é aqui

O ‘Sergipe é aqui’ é uma iniciativa do Governo de Sergipe, sendo executado por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), com o intuito de descentralizar as ações governamentais e levar os serviços e programas para os diferentes municípios do estado.

Durante a 10ª edição, em Capela, serão oferecidos mais de 150 serviços à população, como atendimentos de saúde, emissão de documentos, orientações jurídicas, atividades de lazer e cultura, além de palestras e debates sobre temas de interesse da comunidade. Os serviços ofertados no ‘Sergipe é aqui’ serão executados simultaneamente por 20 secretarias, órgãos, fundações e autarquias diferentes.  No dia 24 de agosto, Capela terá a oportunidade de vivenciar uma interação direta entre a comunidade e os representantes governamentais, fortalecendo a parceria entre a população e gerando desenvolvimento para a região.

A Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal), vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), estará presente com o ‘Castramóvel’, projeto voltado para o atendimento aos animais. Serão realizadas consultas e avaliações em animais de estimação, aplicação de vacinas anti rábicas e procedimentos de castração de cães e gatos.

O Detran-SE estará presente na ação com ônibus escola, que incluem palestras educativas de trânsito. Além disso, o órgão realizará vistoria veicular de veículos pequenos, médios e transporte escolar.

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) estará com unidade itinerante de educação ambiental com maquete demonstrativa dos processos de tratamento de água e esgotamento sanitário. Outra ação da Companhia é a distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas.

Já a Superintendência da Juventude (Superjuv) estará disponibilizando a confecção da ID Jovem; cadastro para os Cursos online do projeto Programa CO.LIGA; oficinas práticas e teóricas nas áreas de cultura e das mídias digitais; mural ao vivo - arte em grafite; show de talentos e apresentações artísticas.