Notícias

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2024 às 13:00:00
Pipeiros são sorteados para Operação Carro-Pipa e recebem orientação da Defesa Civil estadual
A prestação do serviço deve priorizar quem realmente precisa da água e a socialização de medidas para o armazenamento adequado do produto

Na manhã desta quinta-feira, 25, após sorteio que definiu os pipeiros responsáveis pelo abastecimento de água potável nos municípios de Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Pinhão e Poço Verde, a Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec) promoveu um minicurso para orientar e preparar os novos contratados do Governo do Estado para atuar na Operação Carro-Pipa (OCP).

A condução do sorteio e da capacitação esteve sob a responsabilidade do superintendente adjunto major, Alysson de Carvalho. O representante da Defesa Civil informou que a prestação do serviço deve priorizar quem realmente precisa da água e a adoção de medidas para o armazenamento adequado do produto. "A Defesa Civil estará atuando para apoiar, monitorar e fiscalizar o trabalho dos pipeiros em todas as localidades, ressaltou o major.

De acordo com os resultados, os seis pipeiros que se cadastraram e compareceram ao sorteio foram contemplados com vagas, tendo em vista que Poço Verde será atendido através de dois lotes, ou seja, com dois caminhões-pipas nesta OCP. Juntos, eles assistirão um total de 4.254 pessoas após os trâmites das próximas etapas, uma delas será a vistoria dos caminhões. A assinatura dos contratos se dará por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi). 

Pipeiro há 20 anos, Valtenes de Aragão conduz um caminhão com 10 mil litros de água. Nesta operação, ele está designado para atender Nossa Senhora da Glória, a partir do abastecimento em manancial localizado em Niterói, zona rural de Porto da Folha.  Para o experiente pipeiro, trabalhar com a Defesa Civil estadual tem vantagens e uma delas é o lado humano do trabalho.  "A equipe da Defesa Civil presta assistência a todos os envolvidos no processo, desde nós que estamos transportando a água, até a pessoa, moradora da localidade, ansiosa para encher a sua cisterna ou reservatório", expressou Valtenes.

José Pereira trabalha com o transporte de água desde 2012. Ele já atuou em outras operações em localidades do interior de Sergipe, inclusive coordenadas pelo Exército Brasileiro. Desta vez, por meio do Governo do Estado, sua missão será em Pinhão e o abastecimento do caminhão-pipa ocorrerá em um poço artesiano do Colégio Agrícola do município.  "A gente que trabalha neste serviço sabe quem tem que seguir as orientações. É importante manter o compromisso com o contratante e atender a população de forma correta. É dessa forma que vamos seguindo neste ramo", completou o pipeiro.