Notícias

Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023 às 12:45:00
Governo realiza 12ª edição do ‘Sergipe é aqui’ no município de Ilha das Flores
Objetivo do Governo Itinerante é aproximar a estrutura governamental das pessoas, por meio da prestação de mais de 150 serviços em um só lugar

Na próxima sexta-feira, 6, os moradores de Ilha das Flores, município do baixo São Francisco, serão os próximos contemplados pelo ‘Sergipe é aqui’. O que significa dizer que a 12ª edição do programa do Governo Itinerante disponibilizará num só lugar seus diversos serviços, como gratuidade da segunda via de certidão de nascimento, casamento, óbito, emissão e agendamento da carteira de identidade, exames, consultas médicas, testes de DNA, acesso à tarifa social da Deso, castração de animais, resolução de pendências com o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), entre outras ações da estrutura governamental. O exame de paternidade (teste de DNA) entrou na programação do ‘Sergipe é aqui’ na última edição, na cidade de Santo Amaro das Brotas.

As ações em Ilha das Flores acontecerão na Escola Estadual Manoel Antônio Pereira, localizada na Praça Santo Antônio, 125. Não é a primeira vez que a região do baixo São Francisco recebe o projeto. Em março passado, o município de Propriá teve acesso aos mesmos benefícios que agora serão levados à cidade da festa do ‘Bom Jesus dos Navegantes’.

O programa do Governo Itinerante tem como objetivo aproximar, cada vez mais, o Governo do Estado do cidadão. Em razão disso, na data, acontece a transferência simbólica da capital para o município do interior que recebe o ‘Sergipe é aqui’, quando são realizados mais de 150 serviços, prestados por mais de 20 Secretarias de Estado e órgãos da administração pública estadual. A meta é atingir os 75 municípios sergipanos em quatro anos de gestão. Depois de Ilha das Flores, o próximo encontro será dia 20, em Riachuelo, município da grande Aracaju.

Expectativa

O secretário de Saúde de Ilha das Flores, Edgard Brito, destacou a expectativa da chegada do ‘Sergipe é aqui’ ao município. “A população já está esperando pelos serviços. Estamos em fase de organização e divulgação em todos os povoados. A comunidade está sendo mobilizada para os atendimentos, principalmente as mulheres, na parte de mamografia e atendimento ginecológico, e os homens também, para os demais serviços de saúde . Além disso, tem o importante serviço da castração dos animais e a emissão de segunda via de documentação. Por isso estamos aguardando com muita expectativa”, afirmou.

De acordo com o secretário, desde que o Governo do Estado anunciou Ilha das Flores como o próximo município a receber o ‘Sergipe é aqui’, a cidade tem se movimentado bastante. “Estão todos empenhados para que esse projeto seja um sucesso também aqui na nossa cidade, que será a capital do estado na próxima sexta”, disse. Edgard Brito acrescentou que a Secretaria da Saúde tem empenhado todo esforço para oferecer a estrutura adequada para a realização de todos os serviços que serão oferecidos à população. “Vamos ofertar os melhores serviços necessários para que a população saia satisfeita e atendida, tanto pelo Governo do Estado quanto pelo município”, completou.

Curiosidade

Famosa pela festa do ‘Bom Jesus dos Navegantes’, Ilha das Flores nasceu em 1826, mas somente 133 anos depois elevou seu status de vila para município. De acordo com o Observatório de Sergipe, órgão vinculado à Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), com a chegada dos padres jesuítas em Cajuípe de Cima, no município vizinho de Brejo Grande, deu-se início à história de Ilha das Flores. 

Os jesuítas permaneceram por muitos anos no local, realizando missões em várias regiões, e recebiam bois de presente. Com o tempo, eles formaram um arraial onde está hoje Ilha das Flores. Separada do estado de Alagoas, ao norte, pelo Rio São Francisco, a pecuária de Ilha das Flores foi por muitos anos seu principal motor econômico, mas atualmente os principais segmentos que empregam na cidade são o comércio e a construção civil. Boa parte da renda do município também vem da agricultura, por meio da produção de arroz.