Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2023 às 22:45:00
Governo de Sergipe participa de sessão especial na Alese em homenagem a Dia e Semana da Juventude em Sergipe
Secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, reforçou o compromisso da gestão estadual com a ampliação dos espaços de participação dos jovens na construção e execução de políticas governamentais

Os avanços e os desafios na promoção de políticas públicas voltadas para a juventude foram temas debatidos na sessão especial realizada nesta quarta-feira, 16, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para homenagear o Dia e a Semana da Juventude. O secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, esteve presente e reforçou o compromisso da gestão estadual com a ampliação dos espaços de participação dos jovens na construção e execução de políticas governamentais.

“É motivo de felicidade poder estar aqui hoje celebrando os dez anos de criação do Estatuto da Juventude em nosso estado. Trago um abraço do governador Fábio Mitidieri, que tem trabalhado incansavelmente para fortalecer as políticas transversais em todas as pastas da administração para dar mais protagonismo à nossa juventude. A recriação da Superjuv demonstra o interesse e o compromisso desta gestão com a participação ativa dos nossos jovens nos rumos políticos do nosso estado”, disse Jorginho Araujo.

O secretário também destacou as ações que a gestão estadual vem executando ao longo do mês de agosto, em diversos municípios, para fomentar a participação dos jovens do interior e promover a municipalização das políticas voltadas à juventude. “A juventude é a engrenagem da renovação da sociedade. Quando ela para, tudo desanda. Trabalhar pelos jovens é, antes de tudo, um compromisso com o futuro do nosso estado e com as próximas gerações”, acrescentou.

A superintendente da Juventude, Larissa Alves, enfatizou o novo momento vivenciado em Sergipe com a recriação de uma superintendência destinada exclusivamente à condução das pautas de interesse da juventude sergipana. “Não se trata apenas de garantir as políticas para juventude, mas também de envolvê-la na construção e execução dessas políticas. A juventude precisa de seu espaço de fala e de participação. Por isso, o nosso maior desafio é fazer com que cada jovem deste estado, esteja onde ele estiver, se sinta abraçado e contemplado pelas políticas elaboradas para juventude”, disse Larissa Alves. A Superintendência da Juventude de Sergipe (Superjuv) está vinculada à Casa Civil.

Autor da propositura para realização da sessão especial e do Projeto de Lei que institui o Dia e a Semana da Juventude em Sergipe, o deputado estadual Samuel Carvalho destacou a importância de promover uma programação de atividades dedicadas ao fortalecimento do protagonismo do público jovem.

“União em prol de um futuro melhor, independente de questão partidária: esse é o sentimento que deve prevalecer em nossos corações. Tenho um orgulho muito grande de ter sido o autor do PL que institui o Dia e a Semana da Juventude. Trabalhei com 350 jovens em Socorro, e por isso parabenizo o Governo de Sergipe pelas ações para fortalecer a participação da juventude nos espaços de debate. Tenho acompanhado as ações da Superjuv, e vocês estão de parabéns", frisou o parlamentar.

Participaram também da solenidade os deputados estaduais Georgeo Passos e Paulo Júnior; a vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE/SE), Gliciane Moraes; o gestor da Juventude do município de Capela, Lucas Rodrigues; o gestor da Juventude do município de Nossa Senhora do Socorro, Selton Rocha; e o vereador de Aracaju Professor Bittencourt, que no ato representou a Câmara Municipal de Aracaju.