Segunda-Feira, 31 de Julho de 2023 às 17:15:00
Governo de Sergipe marca presença na solenidade de posse do novo secretário de Articulação Política de Aracaju
Secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, representou o governador Fábio Mitidieri, elogiou a escolha acertada do prefeito Edvaldo Nogueira e destacou o perfil conciliador do novo gestor

O secretário de Estado da Casa Civil e deputado licenciado, Jorginho Araujo, esteve, nesta segunda-feira, 31, na solenidade de posse do novo secretário de Articulação Política e Relações Institucionais da Prefeitura de Aracaju, o vereador Joaquim da Janelinha, representando o governador Fábio Mitidieri. Ele destacou o perfil conciliador do novo secretário municipal e parabenizou o prefeito Edvaldo Nogueira pelo acerto na escolha do nome.

"Além da figura humana e do bem que é Joaquim, o fato dele ser vereador vai ajudar no desempenho das suas atividades, especialmente na relação com seus colegas de Parlamento municipal. Não tenho dúvidas que ele dará conta do desafio de melhorar a relação do Executivo com o Legislativo, como também atuará na relação com os demais poderes, instituições e sociedade em geral", destacou Jorginho Araujo.

Em seu primeiro discurso como secretário de Articulação Política de Aracaju, Joaquim da Janelinha agradeceu ao prefeito Edvaldo Nogueira por “mais um gesto de confiança em seu nome”. Ele relembrou momentos importantes de sua trajetória profissional e política, e garantiu empenho para que “a gestão municipal continue fazendo história”.

“Meus amigos vereadores, a nossa união em nada vai mudar, ao contrário, o que o prefeito me pediu foi para melhorar, ainda mais, a relação entre o Executivo e o Legislativo. Pediu para que converse mais, para que ouça as demandas, e ajude a construir as soluções necessárias para continuarmos avançando”, disse o novo secretário de Articulação Política, ao ressaltar que a atual gestão municipal está fazendo história.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também destacou o perfil articulador do novo secretário. Ele ressaltou o bom relacionamento construído por Joaquim da Janelinha com todos os vereadores de Aracaju e reafirmou a sua confiança no trabalho a ser realizado. “Este é um momento de muita alegria. Joaquim é uma pessoa do bem, que ama a família e os amigos e tem como compromisso a coisa pública. Essas são marcas que mostram que acertei na escolha. Governar é superar dificuldades todos os dias, trabalhar cotidianamente para dar resultado à sociedade. Pelo seu perfil, sei que ele vai nos ajudar muito, andando pela cidade, ouvindo os pleitos da população, dialogando não apenas com os vereadores, mas com as instituições, os sindicatos e as organizações não governamentais”, frisou Edvaldo Nogueira.

Currículo

Joaquim dos Santos Nascimento, mais conhecido como Joaquim da Janelinha, é graduado em História e possui pós-graduação em Gestão Escolar, área em que ganhou notoriedade pelo trabalho desempenhado à frente do Centro Educacional São Joaquim, antiga Janelinha do Saber, localizado no conjunto Augusto Franco. Ingressou na política em 2006 e, em 2020, foi eleito vereador para seu primeiro mandato, defendendo como principais bandeiras a educação e a geração de empregos para os jovens.

No Parlamento municipal, presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo. Também foi secretário da Mesa Diretora. Desde 2017, quando Edvaldo retornou ao comando do Executivo municipal, essa é a primeira vez que a Secretaria de Articulação Política tem um titular.

Ao licenciar-se do cargo de vereador para assumir a Secretaria Municipal de Articulação Política, Joaquim da Janelinha passa a ser substituído na Câmara Municipal pelo vereador Milton Dantas de Farias Junior, mais conhecido como Miltinho.