Terça-Feira, 29 de Agosto de 2023 às 15:45:00
Governo de Sergipe inaugura primeiro Polo ID Jovem no Ceac do Aracaju Parque Shopping
Unidade será responsável pela confecção das carteirinhas que dão acesso a benefícios para juventude, como meia entrada em transporte e eventos culturais

O Governo de Sergipe deu mais um passo importante para fortalecer as políticas de juventude no estado. Nesta terça-feira, 29, foi entregue o primeiro Polo ID Jovem, no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Aracaju Parque Shopping, na zona norte da capital. A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, que na ocasião representou o governador Fábio Mitidieri. A secretária de Estado da Administração (Sead), Lucivanda Nunes, e a superintendente da Juventude, Larissa Alves, também participaram do evento.

"Esse espaço é muito mais do que um polo para confecção de carteiras do ID Jovem. Ele vai ser um balcão da Superintendência da Juventude (Superjuv), para aproximar o jovem e implementar políticas transversais que possam chegar até a juventude dos 75 municípios de Sergipe. Esse é o primeiro, mas o nosso objetivo é chegar aos oito Ceacs", disse o secretário Jorginho Araujo durante a solenidade de inauguração.

O novo Polo do ID Jovem tem o objetivo de ser mais uma porta de acesso dos jovens sergipanos aos direitos garantidos por lei. Estão entre os benefícios proporcionados pela carteira ID Jovem estão o pagamento de meia entrada em eventos esportivos e culturais, a exemplo de cinemas, teatros e shows musicais, assim como a isenção da taxa de emissão da carteira de identidade estudantil, além da garantia de duas vagas gratuitas em viagens interestaduais, e mais outras duas com 50% de desconto.

De acordo com a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, a nova unidade criada no Ceac do Aracaju Parque Shopping é estratégica, porque vai ampliar o leque de público beneficiado pelo centro e dar maior protagonismo aos jovens na participação da gestão. "O objetivo do Ceac é justamente facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos de que precisa, e a criação desse Polo ID vai fortalecer ainda mais a conexão do Governo com a juventude”, disse Lucivanda.

Mês da juventude

A inauguração do polo ID Jovem integra a programação do Mês da Juventude, criada pelo Governo de Sergipe, por meio da SuperJuv, para proporcionar, durante todo o mês de agosto, um amplo leque de atividades e conexões com os jovens de todo o estado. O objetivo da programação é ampliar o protagonismo dos jovens na construção e garantia de políticas públicas para juventude.

"A inauguração deste ponto será uma porta a mais de interlocução com a juventude sergipana. É compromisso do governador Fábio Mitidieri fortalecer as políticas da juventude e garantir que os jovens de todo o estado estejam contemplados em cada ação. Estamos também focados em preparar e melhorar o acesso dos nossos jovens para o mercado de trabalho, essa que é uma das principais políticas de governo da atual gestão", destacou a superintendente da Juventude, Larissa Alves.

A cerimônia de inauguração foi acompanhada por alunos do Centro de Excelência Paulo Freire, da rede estadual. Guilherme Santos, que é aluno da instituição, agradeceu pelo novo polo e falou das expectativas com o seu funcionamento. "Agradeço a toda a comunidade escolar e também aos nossos familiares, pois esse projeto é importante e vai alcançar não apenas os jovens, mas as nossas famílias também. Agradeço por estarem nos oportunizando mais acesso aos nossos direitos", disse Guilherme.

A solenidade contou também com as presenças da vereadora de Aracaju Sheila Galba; da promotora de justiça do Ministério Público Estadual Lilian Mendes Carvalho; e do diretor da Escola de Governo e Administração Pública, Wellington Mangueira.