Terça-Feira, 19 de Setembro de 2023 às 21:30:00
Governo de Sergipe e Prefeitura de Divina Pastora alinham preparativos para realização da maior festa religiosa do estado
Considerada Patrimônio Cultural de natureza imaterial, a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora reúne, a cada edição, cerca de 100 mil peregrinos; evento acontece nos dias 14 e 15 de outubro

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), busca alinhar, junto à Prefeitura de Divina Pastora, no leste do estado, os preparativos finais para a realização da maior manifestação religiosa do estado: a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, padroeira de Sergipe. A 65ª edição do evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro e vai receber uma atenção especial da gestão estadual para ganhar mais visibilidade e projeção.

A fim de viabilizar a parceria, o secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, esteve no município nesta terça-feira, 19, para debater a participação do Governo do Estado nos preparativos da festa com a prefeita Clara Rollemberg.  “Estamos aqui a pedido do governador Fábio Mitidieri para participarmos verdadeiramente como parceiros deste grande evento que não apenas promove a tradição religiosa do nosso estado, mas também possibilita ganhos significativos para a economia de toda a região. Temos a oportunidade de capitalizar essa grande manifestação como um produto e incluí-lo definitivamente no roteiro turístico dos principais eventos religiosos do país”, destacou Jorginho Araujo na ocasião.

Com o título de Patrimônio Cultural de natureza imaterial desde 2014, a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora reúne, a cada edição, cerca de 100 mil peregrinos, evidenciando a força da tradição religiosa, mas também a importância econômica da festividade para a população da região. “Sabemos como esses dois dias proporcionam oportunidades para população fazer uma renda extra, afinal, são milhares de devotos que saem de todas as partes de Sergipe e de estados vizinhos para vir a Divina Pastora homenagear a santa padroeira do nosso estado”, acrescentou Jorginho.

O apoio do Governo do Estado nesta edição também foi destacado pela prefeita Clara Rollemberg. “A realização de um evento deste porte exige muita dedicação, mas também recursos financeiros. O suporte do Governo do Estado tem sido enorme. Isso mostra o entusiasmo desta gestão em promover os nossos patrimônios culturais e alavancar a economia dos municípios”, considerou a gestora municipal.

Projeção

A meta de incluir a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora no roteiro dos principais eventos religiosos do país enche de expectativas o padre Michael Jonathas Calixto. Para ele, o evento há décadas mantém um número alto de participantes, o que só tende a aumentar com o devido suporte logístico e uma divulgação que extrapole os limites territoriais do estado.

"Não é apenas um evento religioso, mas um evento cultural. São os dias mais aguardados de todo o ano pela população da região. Sabemos que, assim como em outras grandes manifestações espalhadas pelo país, a exemplo das homenagens à Irmã Dulce, na Bahia, ou da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, a nossa Via Sacra também pode se tornar numa grande referência para o Brasil”, frisa o padre  Michael Jonathas Calixto.

A reunião também contou com a presença do secretário Especial da Comunicação, Cleon Menezes, e da secretária executiva da Secom, Martha Mendonça, que na ocasião alinharam os detalhes para a ornamentação e divulgação da festa. “A parceria confirma o compromisso do Governo de Sergipe com o fortalecimento das tradições culturais e religiosas de nosso estado, mas também com os potenciais econômicos de nossos municípios. Essa parceria só tem a fomentar o crescimento do turismo religioso em nosso estado”, destacou Cleon Menezes.

Praça Fausto Cardoso

A reunião foi encerrada com uma visita às obras de reforma da Praça Fausto Cardoso, localizada ao lado da Praça Matriz de Divina Pastora. A reforma foi executada pelo Governo do Estado e está praticamente concluída. Faltam apenas os sombreiros no formato das rendas irlandesas, que irão adornar o novo cartão postal do município. A expectativa é que a obra, orçada em quase R$ 1 milhão, seja inaugurada no dia 11 de outubro, portanto, antes da realização da festa.