Segunda-Feira, 04 de Dezembro de 2023 às 22:15:00
Governo de Sergipe discute desenvolvimento regional com empreendedores de Nossa Senhora da Glória
Reunião coordenada pelo secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, teve o objetivo de ouvir empresários e apresentar ações e políticas do Governo de Sergipe para impulsionar a economia na região

O Governo do Estado promoveu nesta segunda-feira, 4, um encontro com empresários de Nossa Senhora da Glória, município mais populoso do sertão sergipano, para conhecer de perto as demandas locais e apresentar ações e políticas voltadas a impulsionar o desenvolvimento econômico da região. A reunião foi coordenada pelo secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, e contou com as participações do secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Telles; do presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Marco Queiroz; do presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães; da prefeita do município, Luana Oliveira; além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas e empresários da região.

“Nossa Senhora da Glória é o maior polo econômico do sertão sergipano, uma região que é responsável por grande parte da nossa produção agropecuária e que, por isso, precisa de uma atenção estratégica para continuar crescendo e gerando mais oportunidades de desenvolvimento para toda região. O que estamos fazendo hoje é aproveitar a vinda do 'Sergipe é aqui', com toda a estrutura do Governo do Estado, para ter este momento com os empresários da região, ouvi-los e apresentá-los o que temos de opções e iniciativas para ajudá-los a impulsionar a economia na região”, explica o secretário Jorginho Araujo.

O encontro teve o objetivo de estabelecer o diálogo com a iniciativa privada sobre parcerias que ajudem a promover desenvolvimento e ampliar a geração de empregos e renda na região. “No caso específico da Secretaria do Trabalho, queremos entender qual é a necessidade de mão de obra qualificada, entender em que podemos ajudar as empresas a terem mão de obra de acordo com a sua necessidade. A proposta é que seja firmada uma grande parceria em que as empresas demandem a Secretaria de Estado do Trabalho, e a gente oferte qualificação de acordo com a necessidade do mercado. Isso vai garantir que a população de Nossa Senhora da Glória e região seja bem-atendida e tenha opção e oportunidade de geração de emprego e de renda”, destaca o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles.

Além da discussão sobre a questão da qualificação da mão de obra para o mercado de trabalho, durante a reunião também foram apresentadas as iniciativas do Governo de Sergipe para fomentar a abertura de novas empresas no estado, com o Plano Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). “O Governo do Estado está de parabéns ao reunir, aqui no sertão sergipano, empresários e lideranças industriais, para que a gente possa estreitar esse laço. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio da Codise, trouxe para cá o nosso portfólio de ações, o que a Codise tem, o que faz de gestão, por que é tão estratégica com essa importante política, que são os incentivos fiscais e locacionais através do PSDI. É um evento importantíssimo, um auditório cheio, e a gente espera ter ótimos resultados aqui nessa noite”, frisou o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães.

Operações de crédito

Para promover o crescimento econômico da região, o Grupo Banese também levou ao encontro as opções desenvolvidas pelo Governo do Estado para auxiliar quem quer empreender na região, a exemplo da concessão de linhas de créditos.

“O Banese está aqui hoje discutindo com os empresários locais e com outros atores também importantes, com o objetivo de levar o empresário sergipano a acreditar que esse é um estado que avança, que acredita em si. É por isso que o Banese está aqui hoje, apresentando suas operações de crédito e também escutando os empresários, pois nada melhor para o banco do que tentar customizar as operações para aqueles que pensam a economia”, explica o presidente do Banese, Marco Queiroz.

Novos investimentos

A participação da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) também contribuiu para explicar aos empresários locais a missão da instituição, como ela funciona e como pode contribuir em diferentes frentes de atuação com quem empreende no estado.

“Hoje, a agência tem condições de fornecer orientações em diversas frentes, como para pessoas que desejam linhas de crédito, tanto no Banese, como no Banco do Nordeste; para pessoas que querem se associar em cooperativas, que não sabem como buscar esse caminho, ou que já têm uma cooperativa e desejam fortalecê-la. Estamos preparados também para auxiliar aqueles empresários que querem disponibilizar os seus produtos para exportar para outros estados e para fora do país. E no caso específico desta região, que é a bacia leiteira do estado, também auxiliar os produtores na retirada do selo que permite a exportação de produtos de origem animal”, explica o diretor de Atração de Novos Investimentos e Captação de Recursos da Desenvolve-SE, Sales Neto.

União

A iniciativa do Governo do Estado de reunir empreendedores da região para debater oportunidades de parceria foi elogiada pelos empresários que participaram do encontro. De acordo com a tesoureira da  Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nossa Senhora da Glória, Regiane Ferreira, a reunião demonstrou o reconhecimento da gestão estadual à importância da iniciativa privada para o desenvolvimento econômico do estado.

“A gente se sente privilegiado por receber um evento desse porte aqui, com a presença de importantes gestores do Governo do Estado, para conhecer as oportunidades, como as que o Banese está apresentando para nós, empresários de todos os segmentos. Essa é uma iniciativa muito importante”, destacou.