Notícias

Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023 às 08:45:00
Governo de Sergipe discute ações para fortalecer a Rede de Governança na gestão estadual
Entre as medidas discutidas na reunião desta segunda-feira, 13, está a implementação de um código de ética e conduta na rede de serviços do Estado

Com o objetivo de promover uma gestão mais eficiente e transparente com os recursos públicos, o Governo de Sergipe estuda medidas para fortalecer a política de governança na administração pública. Nesta segunda-feira, 13, os secretários de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo; da Fazenda, Sarah Andreozi; da Administração, Lucivanda Nunes; da Transparência e Controle, Silvana Lisboa; além do procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Jr, estiveram reunidos para discutir a construção de uma agenda de trabalho voltada a implementar ações para o fortalecimento e aprimoramento das diretrizes e práticas da administração estadual. A reunião foi realizada no Palácio dos Despachos, em Aracaju.

“Esse é mais um esforço conjunto, envolvendo diferentes pastas, que reflete o compromisso do governador Fábio Mitidieri com a modernização e a implementação de boas práticas de gestão na administração estadual. A construção de um governo mais eficiente e transparente também perpassa pelo fortalecimento da sua política de Governança e é isso o que estamos buscando”, explica o secretário Jorginho Araujo.

Durante o encontro, ficou definida a criação de uma comissão mista, com representantes de cada secretaria, para a elaboração de um cronograma de trabalho conjunto. Um dos objetivos dessa comissão será trabalhar na construção de um novo arcabouço normativo, incluindo a criação de um código de ética e conduta na gestão Estadual.

“A criação desse código é muito importante, sobretudo pelo aspecto preventivo que ele proporciona, estimulando que o Estado tenha um padrão de atuação para todos os setores e serviços da administração estadual. Essa é uma forma de ser mais transparente e de combater também a corrupção de forma preventiva”, explica a secretária de Transparência e Controle, Silvana Lisboa.

Para confecção do novo código de ética e conduta, a comissão deverá promover pesquisas e coletar informações, nos próximos seis meses, sobre as melhores práticas desenvolvidas na área em todo país, sejam em organizações públicas ou privadas. “Também vamos coletar opiniões, sugestões e preocupações da sociedade civil, servidores públicos e especialistas. Queremos que essa nova legislação seja moderna e contribua com o aprimoramento da gestão pública”, acrescenta Silvana Lisboa.