Notícias

Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2023 às 15:40:00
Detran-SE participa da 9ª edição do ‘Sergipe é aqui’, em Itaporanga
A cada ação, atendimentos e palestra educativa têm mais relevância para a população

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) esteve nesta quinta-feira, 10, no município de Itaporanga d'Ajuda, na 9ª edição do programa 'Sergipe é aqui'. A ação aconteceu na Creche Municipal José Cláudio Barreto Sobral, no centro da cidade. Na oportunidade, o Detran-SE disponibilizou mais de 30 serviços à população, como informações sobre exames médicos, prova teórica, consultas sobre pontuação, biometria, solicitação de requerimento de renovação, emissão da DUA e Certificado de Licenciamento Anual Eletrônico (CRLV-E), Autorização para Transferência de Propriedade Eletrônica, ou Recibo de Venda (ATPV-E), atualização de endereço e comunicação de venda e vistoria de veículos particulares.

Segundo o servidor público Gilson de Jesus, natural de Itaporanga, a ida ao estande do Detran-SE economizou tempo e dinheiro. ‘Iria a Aracaju semana que vem, mas como o 'Sergipe é aqui' esteve no meu município facilitou minha vida. Economizei meu tempo, pois estou trabalhando e precisaria faltar ao emprego para pegar minha carteira, e iria ter despesa, pois iria de Topic para a capital’,  explica.    

Outro ponto relevante dos serviços disponibilizados pelo Detran-SE é a caravana da informação, por meio do Ônibus-Escola. Em Itaporanga, a escola contemplada foi a Estadual Felisbelo Freire, com a participação de alunos do ensino médio. A palestra com o tema 'Jovem no trânsito precisa estar habilitado' chamou a atenção do público. "É frequente andarmos pelo interior do estado e nos depararmos com situações no trânsito bem inusitadas, como jovens conduzindo motos, sem capacete e muitas vezes sem habilitação. Precisamos conscientizar essa juventude a salvar vidas", ressalta o palestrante Edvaldo Xavier Júnior. 

Ele enfatiza que, para tirar sua primeira habilitação, o jovem precisa ter 18 anos ou mais, possuir RG e CPF e saber ler e escrever.  A palestra ainda abordou a importância de um trânsito seguro e com responsabilidade.