Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2023 às 16:30:00
Deso leva serviços para a população itaporanguense no 'Sergipe é aqui'
Na 9ª edição do programa, Governo Itinerante movimenta a cidade com vários órgãos e secretarias prestando atendimento aos moradores da região

Ninguém fica parado quando o 'Sergipe é aqui' chega ao município. São aproximadamente 150 serviços ofertados por meio de órgãos e secretarias do Estado, prontos para atender a população e facilitar o acesso a quem precisa. Prova disso foi a 9ª edição do programa, que aconteceu nesta quinta-feira, 10, em Itaporanga d’Ajuda, e movimentou as ruas da cidade com a presença da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), com vários serviços que facilitam o dia a dia das comunidades, como a análise de faturas, renegociação de dívidas, possibilidades de descontos, além da distribuição de 200 mudas e oito mil copos com água.

Para o diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, a parceria entre os envolvidos no programa só aproxima a população. “Importante participarmos junto ao Governo do Estado, e principalmente, por meio dos serviços que a Deso oferece, como o Tarifa Social, a Unidade Móvel do Saneamento, a resolução de situações comerciais, como o parcelamento de dívidas e religações. Além disso, estamos sempre presentes com nossa equipe operacional para de fato verificar os problemas existentes da cidade e buscar resolver o mais rápido possível. A exemplo da captação local, que vamos aumentar a vazão e o volume de água no município de Itaporanga”, afirmou.

Saneamento Expresso

Fizeram parte desta edição do 'Sergipe é aqui' os serviços da companhia como o 'Deso Móvel', onde é possível solicitar a segunda via, o parcelamento, a análise de faturas, ligação ou religação, tudo em um mesmo ambiente para maior comodidade do usuário, além do programa 'Tarifa Social', com a possibilidade de ter até 50% de desconto na tarifa de água, caso o usuário se enquadre nos critérios socioeconômicos. O programa 'Saneamento Expresso', com a Unidade Móvel de Educação Ambiental, que é itinerante, possibilita levar à população informações sobre meio ambiente e saneamento em veículo tipo ônibus, adaptado e equipado com maquetes didáticas e funcionais, que retratam todo o ciclo do saneamento.

Para a estudante Lari Keroly, 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio do Centro de Excelência Felisbelo Freire, situado na cidade, participar desta ação foi enriquecedor. “Achei muito bom, bem interessante. Descobri muitas coisas novas, como a questão do que promove e o que é feito sempre que acontece a falta de água, além do funcionamento das estações de tratamento, por exemplo. Fiquei chocada, pois não conhecia toda a dinâmica. A funcionária da Deso é muito didática e explica bem, e agora conhecendo isso posso passar o que aprendi para família e amigos”, disse.

Para a professora Iracema Almeida, que leciona português no Centro de Excelência Felisbelo Freire, a informação agrega bastante. “Fico feliz em saber que essa unidade não é apenas hoje, mas que ela já faz essa ação em inúmeras situações e está rodando os municípios. É uma proposta de intervenção em que existe a transmissão de conhecimento e junto a isso a conscientização, principalmente sobre o desperdício de água e saber da importância do uso, além da questão ambiental. Estão todos de parabéns e espero que levem esse projeto para mais pessoas”, pontuou.

Projeto Deso + Verde

Por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Expansão (DMAE), a Deso criou, em 2019, o Projeto Deso + Verde, que está sob a responsabilidade da Gerência de Meio Ambiente (GMAM), desde 2021, em ações conjuntas com a Gerência Socioambiental (Gesa), com o intuito de preservação do meio ambiente, viabilizando atenuar a degradação de biomas, onde há produção natural de água no estado de Sergipe, com a distribuição de mudas de árvores de diversas espécies.

Para o coordenador de Preservação de Mananciais e Segurança de Barragens, Luiz Carlos Silva, é preciso contribuir com o meio ambiente. “Já distribuímos mais de cem mil mudas em todo o estado de Sergipe, para que possamos garantir o reflorestamento dos rios, as matas ciliares, e, principalmente, a retenção do solo, para evitar o assoreamento. Em parceria com o SergipeTec e o Instituto Vida Ativa, distribuímos gratuitamente essas mudas. No 'Sergipe é aqui', a Deso traz essas mudas para mostrar à população sergipana que somos parceiros do meio ambiente, e a resposta é imediata. As pessoas veem isso com bons olhos, e nós agradecemos muito, porque sem água não há vida, e se não preservamos o pouco que temos, comprometemos o futuro das próximas gerações”, disse.

Em todas as edições, a procura pelas mudas é sempre muito grande. Isso mostra uma carência de vegetação em nosso estado, porque as pessoas querem plantar e buscam por isso. Em todas as edições, são levadas em torno de 200 mudas, que acabam rapidamente. Ao plantar árvores, estamos automaticamente plantando água, e isso faz com que tenhamos garantia de que as próximas gerações tenham água para o seu desenvolvimento.